Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História pela UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.
A crise das monarquias ibéricas no alvorecer do século XIX tem sido objeto de estudo de inúmeros historiadores. Com especial atenção, o movimento constitucionalista de Cádis assumiu centralidade na configuração dos estados independentes americanos. No artigo México y su “trienio liberal”: liberalismo, poder local y sufragio, publicado por Ivana Frasquet para a Revista Almanack (no. 31), a autora aborda os projetos políticos de autogoverno estipulado pelos mexicanos nas Cortes de Madri nos primeiros anos da década de 1820, o estabelecimentos dos ayuntamientos constitucionais e as práticas eleitorais que possibilitaram a participação de uma grande parte da população no exercício do sufrágio.
Seu principal interesse é compreender as mudanças que inseridas na lógica do liberalismo gaditano propiciaram a transformação do México vice-reinado em estado-nação a partir da lógica constitucionalista.
Desta maneira, compreender a formação dos estados nacionais ibéricos, também passa pela análise da interconexão dos territórios ultramarinos com a monarquia espanhola em um cenário de transferências culturais, políticas, econômicas e sociais que se desenvolveram nos longos séculos de colonização.
Dá destaque à relevância dos estudos da Atlantic History e da Global History ao promoverem um debate necessário na compreensão do primeiro liberalismo e os processos de independência na América Ibérica. Com o recorte do triênio liberal – 1820 a 1823 – Frasquet busca analisar as transformações que desde o liberalismo constitucional gaditano que produziram impactos no México entre os anos do triênio liberal e a proclamação da república federal, abordando os elementos fundamentais que possibilitaram a soberania, o exercício da legitimidade política e o sufrágio no exercício dos poderes locais e da cidadania no território mexicano.
Figura 1. La Guerra de Independencia de México (1810), Diego Rivera (1886-1957), Pálacio Nacional, México, D.F, 1929-1935.
Para ler o artigo, acesse
FRASQUET, I. México y su Trienio Liberal: Liberalismo, poder local y sufragio. Almanack [online]. 2022, vol. 31 [viewed 00]. https://doi.org/10.1590/2236-463331ef00822. Available from: https://www.scielo.br/j/alm/a/KtvGgnpx4FnpSWgCQJVwDcB/
Sobre a autora
Daiane de Souza Alves é Assistente de Comunicação da Revista Almanack. Doutoranda, Mestre e Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e autora do livro A Fazenda no Império: os projetos de construção da Fazenda pública em Nogueira da Gama e Bernardo Pereira de Vasconcelos (2022).
Links externos
Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.
Perfis nas redes sociais da Almanack: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube
Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários