Giovanna Monteiro-Macedo, Assistente de Divulgação Científica da DADOS, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), RJ, Brasil.
Com o objetivo de compreender quais são as motivações dos homicídios em Belo Horizonte e Maceió, com especial atenção à relação – ou não – destas com o mercado ilícito de droga foi publicado no volume 63, n.4 de DADOS o artigo Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL) do professor Luís Flávio Sapori.
O autor propõe uma metodologia inovadora na área. Ele consulta relatórios finais de inquéritos policiais de homicídios com autoria identificada e desenvolve uma tipologia de conflitos para classificá-los. A partir dos inquéritos, as motivações dos crimes são classificadas como: desentendimento, rivalidade, vingança, passional, relacionada ao mercado ilícito de drogas ou à ação policial.
Com isso, Sapori nos mostra que o mercado ilícito de drogas não é diretamente a motivação central dos homicídios, mas que os autores desse tipo de crime estão envolvidos no mercado de alguma forma.
![Fotografia da sombra refletida em uma janela apenas das mãos de uma pessoa apontadas para cima e a mão de outra pessoa lhe apontando uma arma. Fotografia da sombra refletida em uma janela apenas das mãos de uma pessoa apontadas para cima e a mão de outra pessoa lhe apontando uma arma.](https://humanas.blog.scielo.org/wp-content/uploads/2025/02/Imagem1-1.png)
Imagem: Unsplash
Assim, o autor propõe que o papel do mercado ilícito de drogas nas taxas de homicídio das cidades em debate vai além da relação estritamente econômica produzida por ele. A participação nesses grupos produz um ethos de masculinidade (Zaluar, 2012) e ciclos de vingança que ele caracteriza como “difusão da violência pelo mercado das drogas ilícitas”, que leva a constantes homicídios relacionados a esses grupos.
Ou seja, ainda que as mortes não estejam diretamente relacionadas à venda de drogas, fazer parte desses grupos desenvolve nos atores um ethos que impulsiona uma ação violenta e pode levar ao homicídio.
Para ler o artigo, acesse
SAPORI, F.L. Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL). Dados [online]. 2020, vol. 63, no. 4, e20180191 [viewed 6 February 2025]. https://doi.org/10.1590/dados.2020.63.4.223. Available from: https://www.scielo.br/j/dados/a/gvFVZkqJRwJN3QbyF9vrHsG/?lang=pt
Referências
ZALUAR, A. Juventude violenta: processos, retrocessos e novos percursos. Dados [online]. 2012, vol. 55, no. 2, pp. 327 – 365 [viewed 6 February 2025]. https://doi.org/10.1590/S0011-52582012000200003. Available from: https://www.scielo.br/j/dados/a/5Q3BGbTKG8P363WddMMV6WM
Links externos
Dados – Revista de Ciências Sociais
Página Institucional do Periódico
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários