O impacto da liderança docente na qualidade da aprendizagem dos estudantes

Ana Carolina Rusca Correa Porto, professora, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil.

Maria Alzira de Almeida Pimenta, professora, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista.O artigo Liderança docente: desenvolvimento de instrumento de identificação de docentes-líderes, publicado na Educação em Revista (vol. 41, 2025) descreve a aplicação de um instrumento para avaliar o perfil em relação à liderança do corpo docente de um curso de Medicina Veterinária. Um dos maiores desafios encontrados foi a frustração descrita pelos professores com o desinteresse dos estudantes, que pode estar ligado a uma lacuna na formação pedagógica dos docentes.

A pesquisa foi realizada por duas professoras de uma Universidade do interior do estado de São Paulo, em 2018, e motivada pela busca por métodos de aprimoramento da competência pedagógica dos professores a partir do diagnóstico de suas habilidades de comunicação e de liderança.

Durante esse processo, as autoras tiveram como foco no papel do professor no processo de aprendizagem do estudante. A Universidade onde foi realizada a pesquisa é comunitária e atende a mais de 8.000 estudantes. Dentre os procedimentos metodológicos da pesquisa, destaca-se o estudo de campo, com aplicação de um questionário para diagnosticar o perfil dos professores quanto à liderança.

Fotografia de alunos e um professor tendo aula dentro de uma sala de aula branca com grandes janelas e um projetor com o conteúdo da aula

Imagem: Unsplash

Dentre os resultados mais relevantes para a comunidade acadêmica, destacamos a frustação relatada pelos professores com o desinteresse dos estudantes pelas aulas. Na visão das autoras, esse desinteresse pode ser uma das causas da evasão e estaria diretamente relacionada à necessidade de aprendizado dos docentes: formação pedagógica (incluindo estratégias didáticas, gestão e avaliação, apontada por eles mesmos.

Esse resultado ratifica a necessidade de se implementar programas de Desenvolvimento Profissional Docente nas Universidades.

É conhecido que não é exigida formação pedagógica para ser professor da Educação Superior, implicando em insegurança e despreparo por parte dos professores. É urgente que se reverta essa situação sob pena de se manter a enorme evasão de estudantes em universidades públicas, comunitárias e privadas.

Para ler o artigo, acesse

PORTO, A.C.R.C. and PIMENTA, M.A.A. Liderança docente: desenvolvimento de instrumento de identificação de docentes-líderes. Educação em Revista [online]. 2025, vol. 41, e41229 [viewed 7 April 2025]. https://doi.org/10.1590/0102-469841229. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/TpFQQxQzcvSrcCFmxZvDhGj/

Links Externos

Educação em Revista – EDUR

Educação em Revista: Site | Instagram | X | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PORTO, A.C.R.C. and PIMENTA, M.A.A. O impacto da liderança docente na qualidade da aprendizagem dos estudantes [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/04/07/o-impacto-da-lideranca-docente-na-qualidade-da-aprendizagem-dos-estudantes/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation