Construção de um veículo autoguiado na aprendizagem ativa de matemática

Lívia Miranda Fernandes, estudante, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Mariana Alvarenga das Dores, estudante, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Bárbara Amaral da Silva, professora, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Logo periódico Texto Livre (TL)

Por meio da perspectiva construcionista, o artigo O Automated Guided Vehicle como um micromundo de aprendizagem matemática: uma perspectiva construcionista, publicado no vol. 16 (2023) do periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, abordou o potencial do Automated Guided Vehicle (AGV). Este veículo, programado e construído através da bricolagem por alunos durante as aulas de Matemática, foi o foco das discussões em torno da aprendizagem ativa. 

Os autores, Fernando da Costa Barbosa (UFCAT), Daniel da Silveira Guimarães (UFCAT), Élida Alves da Silva (UFCAT), Deive Barbosa Alves (UFT) e Mônica da Cunha Alves (Colégio Estadual João Bernardes de Assunção), em parceria com o Colégio Estadual João Bernardes de Assunção, em Goiás, mostraram a importância de ferramentas matemáticas na criação de simuladores virtuais que funcionam como base para a produção de modelos reais de veículos autoguiados. 

Assim, apresentaram uma metodologia inovadora de ensino, em que os alunos se sentiram engajados e estimulados a participarem do processo de criação dos robôs, contribuindo para uma aprendizagem ativa e para a inserção dos estudantes em uma sociedade cada vez mais digital. 

Os autores partiram da necessidade de o ensino se adaptar às novas demandas sociais e da dificuldade de as escolas públicas inserirem a robótica nas salas de aula pela falta de recursos destinados a isso. Propuseram, então, uma prática com custo zero, filiando-se ao pensamento da robótica livre, uma vez que o robô foi criado com sucatas provindas de equipamentos tecnológicos. 

A produção de dados desse estudo decorreu de registros escritos, vídeos e entrevistas com os participantes. A pesquisa qualitativa exploratória evidenciou o processo de produção do AGV por meio da bricolagem, simulação e inteligência criadora. Dessa forma, antes de construir o robô com os materiais selecionados, os alunos criaram um modelo abstrato e, com a investigação exploratória desse desenho técnico eletrônico, ajustaram os quatro circuitos presentes no AGV para que o equipamento tivesse um bom funcionamento quando fosse produzido manualmente. 

Como resultado, a pesquisa mostrou que questões físicas, como a temperatura alta do ferro de solda, influenciaram na eficiência do AGV. No entanto, não foi necessário desmontar todo o circuito finalizado para solucionar tal adversidade, visto que a Matemática empregada no simulador virtual possibilitou soluções por meio do método de tentativa e erro durante todo o processo de criação. Dessa forma, os pesquisadores propuseram ajustes para a produção de circuitos futuros mais eficientes sem causar danos nos materiais recicláveis usados no processo. 

Assim, o artigo concluiu que a exploração, a construção de um objeto e a simulação são passos de extrema relevância para o ensino e a aprendizagem de tecnologias e da Matemática. Os autores contaram ainda que a realização de testes com o AGV fez com que criassem outros circuitos mais produtivos, entretanto, indicaram a ocorrência de perda de velocidade. Além disso, exploraram a criação de circuitos mais simples e de outros mais complexos ao posicionar e soldar os componentes de diferentes formas, o que não alterou a eficiência dos carrinhos. Por fim, indicaram que o AVG passará por mais testes. 

Referências

ALVES, M.C. A Construção de um Robô Seguidor de Linha na Perspectiva da Robótica Livre: uma possibilidade de abordagem do ensino de matemática [online]. PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Federal de Catalão. 2022 [viewed 10 January 2024]. Available from: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6500&id2=171055362 

BARBOSA, F.C, et al. O Automated Guided Vehicle como um micromundo de aprendizagem matemática: uma perspectiva construcionista. Texto Livre [online]. 2023, vol. 16, e46113 [viewed 10 January 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46113. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/rHFzXpNNVKsrQNQYt8sLGZk/  

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Bárbara Amaral da Silva – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2889061686518053 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DORES, M.A., FERNANDES, L.M. and SILVA, B.A. Construção de um veículo autoguiado na aprendizagem ativa de matemática [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/01/10/construcao-de-um-veiculo-autoguiado-na-aprendizagem-ativa-de-matematica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation