Bruna Nayara Bertolini, Pedagoga, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
Mateus Henrique do Amaral, Doutorando, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
Adriana Varani, Professora, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
Motivada pela experiência da autora Bruna Nayara Bertolini como bolsista no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e sob a coordenação institucional do subprojeto pela autora Adriana Varani, a pesquisa O Programa Residência Pedagógica sob o olhar das estudantes: Experiências em contexto remoto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicada pelo periódico Educação em Revista (vol. 41, 2025), investigou os significados atribuídos à formação de estudantes de Pedagogia no PRP/CAPES entre 2020 e 2022.
O estudo explora as motivações, os percalços e os saberes construídos pelas licenciandas no ensino remoto emergencial e no subsequente retorno às salas de aula da educação básica.
Desenvolvida por Bruna Nayara Bertolini, Mateus Henrique do Amaral e Adriana Varani, a pesquisa tem como base o trabalho com narrativas de experiências (Lima; C. Geraldi; J. Geraldi, 2015) das estudantes bolsistas do programa para compreender alguns impactos do subprojeto institucional Alfabetização do PRP/CAPES, vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp, na formação docente.
O exame inicial do contexto de proposição e implementação do programa, presente no artigo, permite situá-lo no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores e a relevância de estudos que investigam os efeitos de programas de inserção profissional na formação inicial (Gatti, et al., 2014; André, 2018).

Imagem: Arquivo pessoal dos autores. Encontro do subprojeto PRP Alfabetização (FE/Unicamp), núcleo EJA
A investigação revela, a partir dos relatos das estudantes, as expectativas iniciais dessas alunas em relação à Residência Pedagógica, as adaptações necessárias ao ensino a distância, a articulação entre essa iniciativa e a graduação em Pedagogia, além das dificuldades enfrentadas na retomada das atividades presenciais nas escolas.
Os resultados realçam o valor das interações coletivas com outras estudantes do curso, professoras da educação básica e professoras do ensino superior coordenadoras do subprojeto (nos núcleos institucionais e em espaços de trabalho coletivo pedagógico das escolas) para o desenvolvimento profissional das estudantes. Contudo, a pesquisa também aponta o alcance limitado do programa, que contempla um número muito restrito de estudantes dos cursos de licenciatura.
Ademais, o estudo evidencia os impasses do ensino remoto na alfabetização e a insubstituível importância do contato direto entre professores e alunos. As narrativas das residentes expõem as barreiras na interação virtual com as crianças e a fundamental colaboração das professoras da rede básica em suas primeiras experiências profissionais nas escolas.
A análise conclui que a Residência Pedagógica proporcionou vivências formativas relevantes para as futuras professoras, favorecendo a articulação entre teoria e prática. Os resultados esclarecem o papel do programa na inserção profissional docente e suscitam reflexões sobre sua descontinuidade e os limites das políticas de formação diante das condições de trabalho nas escolas.
Para ler o artigo, acesse
BERTOLINI, B.N., AMARAL, M.H. and VARANI, A. O Programa Residência Pedagógica sob o olhar das estudantes: Experiências em contexto remoto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educação em Revista [online]. 2025, vol. 41, e49429 [viewed 21 July 2025]. https://doi.org/10.1590/0102-469849429. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/CKrftfMVLpB95WrCBqtZfhM/
Referências
ANDRÉ, M.E.D.A. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2018, vol. 23, e230095 [viewed 21 July 2025]. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230095. Available from: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/BY5fzpxPtrsBp5gbhXYJcfj/
GATTI, A.B., et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014
LIMA, M.E.C.C., GERALDI, C.M.G and GERALDI, J.W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista [online]. 2015, vol. 31, no. 1, pp. 17-44 [viewed 21 July 2025]. https://doi.org/10.1590/0102-4698130280. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/w7DhWzM5mB4mZWLB5hthLVS/
Links Externos
Educação em Revista: Site | Instagram | X | LinkedIn
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários