Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil
A História indígena no Brasil é, sem sombra de dúvidas, tributária de um dos seus principais historiadores, John Manuel Monteiro, tragicamente falecido há oito anos no dia 27 de março de 2013. Seu legado se fez notar sobretudo pelas abordagens interdisciplinares entre a História e a Antropologia já presentes em sua brilhante tese “Os Negros da Terra – índios e Bandeirantes nas origens de São Paulo (1994). Foi um ativo pesquisador sobre o tema produzindo guias de fontes e coordenando os estudos sobre “Sociedades Indígenas: Etnologia, História e Política” na UNICAMP. Importante revisitar essa contribuição para pensarmos o campo de pesquisa, seus avanços e potencialidades, sobretudo para o ensino de História no Brasil.
A Revista Almanack fará, no próximo dia 06/04, às 17:00 BRT uma live, no Instagram, com a Profª Drª Maria Regina Celestino de Almeida que é professora Associada no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora Visitante na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora do CNPq onde atua nos temas de indígenas, missionação, amazonas e identidade étnica. A live é intitulada: “História indígena e interdisciplinaridade: a contribuição de John Monteiro”
Links externos
Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.
Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm
Facebook: @RevistaAlmanack
Instagram: @revista.almanack
Twitter: @RevistaAlmanack
YouTube: @RevistaAlmanack
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários