Liquidação bancária, metodologias ativas na graduação e reforma da previdência são temas de pesquisas contábeis

Guilherme Viana, Assistente editorial, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária, São Paulo, SP, Brasil.

Revista Contabilidade & Finanças (RC&F, v. 30, n. 82) é composta por um editorial e dez artigos teórico-empíricos que cobrem as diversas linhas de pesquisa do periódico. Além de pesquisas voltadas para a área de contabilidade para usuários externos e de mercados (financeiro, de crédito e de capitais), a edição conta com trabalhos nas áreas de controladoria e contabilidade gerencial, de ensino e pesquisa contábeis e de ciências atuariais, abrangendo todas as linhas de pesquisa do periódico.

O caso de liquidação do Unibanco e sua fusão com o Itaú foi o tema da pesquisa de Monique de Abreu Azevedo e Ivan Ricardo Gartner, em seu artigo “Condições de liquidação e de fusão na indústria bancária: o caso Itaú-Unibanco”, para indicar uma das circunstâncias que sinaliza a iminente liquidação de um banco, além de entender a condição em que uma fusão pode ser vantajosa para o adquirente em potencial. Os autores tomaram por base o arcabouço matemático proposto por Bulow e Shoven (1978), ajustando o modelo clássico de falência e de fusão, consubstanciado em teoria consolidada, aos bancos comerciais. Assim, utilizaram variáveis explicativas da falência e da fusão bancária que podem contribuir para a elaboração de modelos robustos de previsão de financial distress. A pesquisa se destaca por trazer uma “ferramenta útil para a academia, para agentes envolvidos nos processos de tomada de decisões e para a supervisão bancária” (p. 113).

A pesquisa feita por Leonardo de Rezende Costa Nagib e Denise Mendes da Silva, intitulada “Adoção de metodologias ativas e sua relação com o ciclo de vida e a qualificação docente no ensino de graduação em ciências contábeis”, investigou o grau de adoção de metodologias ativas (ou seja, aquelas que, entre outros efeitos, dão maior autonomia ao estudante na construção do conhecimento) nos cursos de graduação em ciências contábeis. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção de metodologias ativas em sala de aula está relacionada a fatores como ciclo de vida docente (HUBERMAN, 2000) e qualificação docente. Os autores verificaram a adoção de metodologias ativas por professores em fases mais avançadas do ciclo de vida docente, ou seja, com mais tempo de atuação na docência, com mais experiência no mercado (qualificação profissional) e que realizaram cursos voltados para práticas pedagógicas (qualificação pedagógica). Por outro lado, contrariando as expectativas, o professor com maior titulação ou com mais tempo para exercício da docência (qualificação acadêmica) não é o que mais adota métodos ativos. Na pesquisa foram analisadas 441 respostas ao questionário online enviado para o e-mail institucional de docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil.

Filipe Costa de Souza, tomando por base o texto original e o substitutivo da reforma previdenciária proposta pelo Governo Michel Temer, aplicou modelos atuariais (dinâmicos e estáticos) para calcular as alíquotas previdenciárias equilibradas para o benefício de aposentadoria programada (na idade mínima). A pesquisa “Dinâmica da mortalidade e a proposta de idade mínima de aposentadoria: uma visão atuarial” se destaca por usar um modelo atuarial dinâmico, levando em conta o aumento da expectativa de vida da população brasileira nas últimas décadas. O autor salienta que seria relevante o desenvolvimento de tábuas dinâmicas oficiais e sua revisão regular, levando em conta fatores além da mortalidade, como a entrada em invalidez e a mortalidade de inválidos.

Além desses estudos, a edição apresenta, ainda, o editorial “A editoria de atuária da Revista Contabilidade & Finanças: algumas considerações gerais”, escrita por Luís Eduardo Afonso, editor associado do periódico na linha de pesquisa de atuária. O autor traz considerações sobre as tendências de pesquisa em Atuária fazendo uma revisão sobre os últimos temas publicados dentro do periódico e sugestões de temas ainda a serem explorados. Outros artigos têm como tema: a participação orçamentária e o seu impacto no desempenho gerencial; os ativos fiscais diferidos; os instrumentos financeiros derivativos para hedge e o seu impacto nos ratings de crédito das empresas; os principais assuntos de auditoria; o plano de remuneração baseado em ações (employee stock options plan); a prática de window dressing nos fundos de investimento no Brasil; e o impacto de atividades distintas de disclosure na concentração de investidores mais sofisticados.

A equipe editorial da RC&F convida os leitores a acompanhar os novos achados da pesquisa contábil. Boa leitura!

Referências

BULOW, J. I.; SHOVEN, J. B. The bankruptcy decision. Bell Journal of Economics, vol. 2, no. 9, pp. 437-456, 1978.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. Lisboa: Porto Editora, 2000. vol. 1, pp. 31-61.

Para ler os artigos, acesse

Rev. contab. finanç. vol.31 no.82 São Paulo jan./abr. 2020

Link externo

Revista Contabilidade & Finanças – RCF: www.scielo.br/rcf

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VIANA, G. Liquidação bancária, metodologias ativas na graduação e reforma da previdência são temas de pesquisas contábeis [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/02/20/liquidacao-bancaria-metodologias-ativas-na-graduacao-e-reforma-da-previdencia-sao-temas-de-pesquisas-contabeis/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation