Estudos de Psicologia (Campinas) e perspectivas de futuro

Solange Muglia Wechsler, Editora-chefe de Estudos de Psicologia (Campinas) e professora do curso de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas, Campinas, SP, Brasil.

O periódico Estudos de Psicologia (Campinas) tem se desenvolvido, consideravelmente, durante os últimos anos. Tal crescimento pode ser sentido pelo aumento de citações, que segundo a Scopus, classificou o periódico com SJR= O,31, com mediana H5=19. Entretanto, ainda vários desafios são encontrados para a melhoria do seu impacto e visibilidade na comunidade científica internacional. Neste sentido, o periódico espera conseguir maior alcance internacional com a publicação exclusiva dos seus artigos em inglês. Por sua vez, tem procurado aumentar o número de consultores internacionais, como também artigos de países estrangeiros, de modo que seus artigos sejam lidos e citados em diferentes países.

Destaca-se também, a necessidade de maior comunicação dos próprios autores nas mídias sociais. Esta prática não é comum entre os pesquisadores, principalmente os brasileiros, o que afeta, portanto, o conhecimento e a divulgação de seus trabalhos. Por sua vez, a divulgação de artigos por meio de preprints ainda é uma prática tímida e necessita ser amplamente divulgada. Assim sendo, a mudança de atitude dos pesquisadores frente a estes novos meios de comunicação se torna importante para o maior impacto de seus artigos. Deve ser ressaltada a oportunidade que o Blog SciELO em Perspectiva | Humanas vem oferecendo aos periódicos de sua coleção promovendo a divulgação de Semanas Especiais para a maior circulação da produção brasileira nas mídias sociais.

O periódico Estudos de Psicologia (Campinas), tem apoio de agências de fomento e institucional o que garante recursos e investimentos contínuos em boas práticas de publicação científica. O periódico visa avançar e divulgar o conhecimento científico em Psicologia, nas mais diferentes áreas e espera também, poder continuar a contribuir para as questões psicológicas envolvidas nos problemas enfrentados pela nossa sociedade (WECHSLER, 2015).

A seguir, assista ao vídeo da editora-chefe Solange Muglia Wechsler para o encerramento da Semana Especial.

Para ler o artigo, acesse

WECHSLER, S.M. Mudanças na política editorial da revista Estudos de Psicologia (Campinas). Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2015, vol. 32, no. 4, pp. 579-582, ISSN: 0103-166X [viewed 17 April 2020]. DOI: 10.1590/0103-166X2015000400001e. Available from: http://ref.scielo.org/bzhn8b

Links externos

Estudos de Psicologia (Campinas) – ESTPSI: www.scielo.br/estpsi

Sobre Solange Muglia Wechsler

Psicóloga, Doutora pela University of Georgia (EUA, 1981) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies (1990). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem uma vasta publicação em artigos, livros e testes psicológicos. Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.
E-mail: wechsler@puc-campinas.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8649532766623043

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

WECHSLER, S. M. Estudos de Psicologia (Campinas) e perspectivas de futuro [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/05/08/estudos-de-psicologia-campinas-e-perspectivas-de-futuro/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation