Almanack no Bicentenário com o Profa. Dra. Renata Silva Fernandes – A Independência do Brasil e o Governo das Províncias (Minas Gerais, 1822-1834)

Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Às vésperas da Independência do Brasil, da constituição do Império brasileiro nas Américas, a organização dos poderes regionais e territoriais em províncias ainda era uma novidade. O movimento constitucionalista que esteve na base desta mudança e do reordenamento dos poderes políticos no mundo luso-americano consolidou as novas esferas institucionais e de representação.

As províncias certamente foram o resultado mais impactante deste contexto tanto para as independências, quanto para a construção de um pacto político vigoroso para a fundação do novo império. Elas trouxeram novos arranjos de poderes como foram os Conselhos de Governo e os Conselhos Gerais de Província que marcaram substancialmente a correlação de forças entre os poderes locais, regionais e centrais nos tumultuados anos que se seguiram da Independência ao período das Regências e do Ato Adicional de 1834.

Para conversar sobre este tema convidamos a pesquisadora Renata Fernandes (Unifesp), não percam! Dia 23 de novembro às 17:00hs. Está é uma iniciativa da Revista Almanack com o Selo Almanack no Bicentenário. Não percam! Inscrições pelo e-mail: almanack.cppghis@ufop.edu.br

Links externos

Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm

Facebook: @RevistaAlmanack

Instagram: @revista.almanack

Twitter: @RevistaAlmanack

YouTube: @RevistaAlmanack

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, D.S. Almanack no Bicentenário com o Profa. Dra. Renata Silva Fernandes – A Independência do Brasil e o Governo das Províncias (Minas Gerais, 1822-1834) [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/11/16/almanack-no-bicentenario-com-o-prof-dr-renata-silva-fernandes/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation