Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil
Ao falar sobre rivalidades entre Brasil e Argentina logo nos remetemos ao futebol como dois tradicionais oponentes na América do Sul.
Contudo, a temática desta live diz respeito às disputas sobre o território rio-platense e as soberanias de seus povos. As disputas e também os interesses comuns se davam sobretudo no campo mercantil e da privilegiada posição geográfica do Rio da Prata tanto para sua banda ocidental desde o Vice-reinado do Rio da Prata, quanto para, em sua banda oriental, para as pretensões portuguesas na Cisplatina.
O mesmo território continuou a ser disputado pelos Estados independentes e, particularmente, o Império do Brasil e a república Argentina serão protagonistas nos conflitos que se desencadeiam a partir daí. Para discutir estas questões precisamos retomar a configuração política da região deste a União Ibérica no século XVI até à incorporação da Cisplatina ao domínio português e posteriormente ao Brasil.
O território que se tornaria o Uruguai foi, portanto, o palco dos principais interesses e rivalidades entre brasileiros e argentinos no século XIX e é sobre isso que conversaremos com Fabrício Prado (The College of William and Mary) em mais uma edição da Almanack no Bicentenário, no dia 29/06 às 17 horas. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: almanack.cppghis@ufop.edu.br.
Links externos
Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm
Perfis nas redes sociais da Almanack : Facebook | Twitter | Instagram | YouTube
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários