Semana Especial Educação e Pesquisa: a educação na pandemia, Bourdieu e o campo de pesquisa da Educação

Cláudia Valentina Assumpção Galian, Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Editora chefe da Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico Educação e PesquisaNo começo de 2022 recebemos o convite da equipe do blog SciELO em Perspectiva para participar das Semanas Especiais. Trata-se de uma iniciativa que prevê a construção de uma semana inteira de divulgação das produções reunidas no volume deste ano de Educação e Pesquisa (volume 48). Definido o mês de agosto para a nossa Semana Especial, começamos a trabalhar na seleção e elaboração de press releases para compor esse conjunto de materiais que visam dar uma amostra da qualidade do volume atual.

O periódico Educação e Pesquisa é um periódico da Faculdade de Educação da USP que existe desde 1975 – até 1999 chamava-se Revista da Faculdade de Educação, quando assumiu a denominação atual. Em 2017 passa a ser publicada apenas no formato on-line e, em 2018, em volume único anual.

Está classificada como A1 no Qualis Referência da CAPES e é indexada em diversas bases, dentre elas SciELO, Scopus, Latindex etc.

Publica artigos inéditos ligados ao campo da Educação, tanto de natureza teórica quanto empírica, além de revisões de literatura que dialoguem solidamente com este campo. Os textos são reunidos na seção denominadas Artigos e podem, também, ser organizados em Seções Temáticas que reúnem textos que versam sobre questões comuns. Outra seção importante é a que reúne entrevistas com pesquisadoras(es) importantes do campo da Educação.

No volume 48, de 2022, Educação e Pesquisa conta com duas Seções Temáticas – 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu e Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19 –, uma entrevista com a Professora Gisèle Sapiro, intitulada Por uma história transnacional da Sociologia e uma série de artigos publicados em fluxo contínuo.

Certas da relevância de uma iniciativa como esta, agradecemos muito a possibilidade de participarmos da série de semanas especiais e convidamos a todas(os) para conhecer um pouco do volume 48 de Educação e Pesquisa na nossa Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva.

Links externos

Educação e Pesquisa: http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/

Educação e Pesquisa – EP: https://www.scielo.br/j/ep/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GALIAN, C.V.A. Semana Especial Educação e Pesquisa: a educação na pandemia, Bourdieu e o campo de pesquisa da Educação [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/08/15/semana-especial-educacao-e-pesquisa-a-educacao-na-pandemia-bourdieu-e-o-campo-de-pesquisa-da-educacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation