Em busca da terra do nunca: qual é o espaço-tempo da escola infantil?

Elisabete Andrade, Professora/pesquisadora, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí/RS, Brasil.

Logo do periódico Educação & RealidadeO texto publicado no periódico Educação & Realidade (vol. 47), Formação Continuada de Professoras: o espaço-tempo da escola infantil, aborda as dúvidas e as inquietações que envolvem a formação para a docência no espaço-tempo das escolas infantis. O estudo foi realizado por uma pesquisadora com experiência e vivência na Educação Infantil, que acredita na possibilidade de transformar a prática educativa, vislumbrando uma escola infantil que garanta dignidade tanto para quem educa, quanto para quem é educado. O estudo foi iniciado ainda em 2005, durante a pesquisa para a dissertação de mestrado, sendo ampliada e qualificada ao longo da carreira da pesquisadora.

Desenho de criança a lápis de uma sala. Uma janela com cortina, mesas empilhadas com banquinhos em cima, um grupo de seis crianças brincando e uma mulher adulta observando as crianças. Fundo em branco.

Imagem: Arquivo pessoal da pesquisadora.

Figura 1. Cenas que marcam.

A metáfora da Terra do Nunca oferece significativas contribuições. É um mundo do qual não se quer mais sair, porém, a diferença em relação ao personagem Peter Pan é não parar no tempo, mas estar em constante processo de construção e (re)construção de parâmetros, análises e reflexões que levam ao encontro de uma possível compreensão da realidade vivida, confrontada com o ideal suscitado por todos que acreditam na educação como uma possibilidade de conhecer o desconhecido.

Trata-se de uma pesquisa norteada pelos anseios de uma pesquisadora que se reconhece como sujeito social em permanente processo de educação. Entendendo que educação é a forma pela qual o ser humano se constitui agente de transformação social, surge o questionamento: qual a importância que os/as professores/as que desenvolvem sua atividade com crianças atribuem a sua educação e como conduzem o processo de educação continuada?

A experiência docente revelou muitas inquietações na maneira como é pensado o cotidiano das escolas infantis e, em particular, a forma de perceber o professor. Em meio ao cotidiano do fazer educativo, buscou-se entender, no espaço-tempo da escola infantil, quais as relações de poderes e saberes que orientam a educação continuada e a prática pedagógica do professor/a.

Desenho de criança a lápis. Uma praça com árvores, grama, calçada e rua. Várias crianças brincando em diferentes pontos da praça e da calçada. Duas mulheres adultas sentadas em um banco.

Imagem: Arquivo pessoal da pesquisadora.

Figura 2. Cenas que marcam.

Referências

ANDRADE, E. Espaço-tempo e educação. In: ALMEIDA, A.L. and ROSA, S. (orgs.) O espaço, o tempo e a educação: um olhar multidisciplinar nas ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

Para ler o artigo, acesse

ANDRADE, E. Formação Continuada de Professoras: o espaço-tempo da escola infantil. Educ. Real. [online]. 2022, vol. 47, e115965 [viewed 18 November 2022]. http://doi.org/10.1590/2175-6236115965vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/edreal/a/QPNwhVGrGwSX43pTcSqwTRG/

Links externos

Educação & Realidade – EDREAL: www.scielo.br/j/edreal/

Facebook: https://www.facebook.com/campusunijui

Instagram Professora Lisa: https://www.instagram.com/elisabetepedagoga/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ANDRADE, E. Em busca da terra do nunca: qual é o espaço-tempo da escola infantil? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/11/18/em-busca-da-terra-do-nunca-qual-e-o-espaco-tempo-da-escola-infantil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation