Intercom busca ampliar alcance e democratização de pesquisas em Comunicação

Maria Ataide Malcher, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e editora da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Belém, PA, Brasil.

Weverton Raiol, doutorando pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e assistente editorial da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Belém, PA, Brasil.

Logo da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da ComunicaçãoMais uma vez, fazer parte das iniciativas propostas pelo Programa SciELO nos proporcionou uma experiência estimulante e recompensadora. Desde o dia que recebemos o convite para participação na Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva, pensamos muitas vezes em como destacar algumas pesquisas e temáticas publicadas pela Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC), pois seria uma chance de ampliar a visibilidade do periódico academicamente e apresentar a outras esferas da sociedade como o olhar comunicacional pode ajudar a compreender, refletir e intervir sobre diversos fenômenos contemporâneos.

A conclusão dessa semana de divulgação, portanto, tem um ar de gratidão. Primeiramente ao Blog SciELO em Perspectiva por nos provocar a comunicar mais amplamente o que estamos publicando, mas também aos autores, por acreditarem no propósito da revista de difundir conhecimento científico relevante e por se disporem a contribuir em todo fluxo editorial, inclusive na divulgação aos pares e público em geral.

Composição. Uma pessoa usando um notebook. É possível ver parte das mãos digitando, parte do teclado e a tela inteira. Na tela, a página inicial do periódico Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação.

Imagem: Adaptado de Freepik.

Esse processo foi enriquecedor e deixa como “dever de casa” a continuidade da elaboração de estratégias para comunicar a ciência, de maneira que as pessoas possam se sentir convidadas a participar de discussões fundamentais, como a importância da mídia para a desconstrução de estigmas e construção de respeito à diversidade, bem como a garantia do direito de acesso à informação à comunicação, conforme apontam os artigos que destacamos durante a semana.

Mas esse não é o único desafio que temos! Apesar de ter uma trajetória de 45 anos, na qual o acesso amplo aos estudos publicados sempre foi uma meta, a Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC) ainda precisa dar novos passos para ampliar o alcance e a democratização das pesquisas em Comunicação. Entre as ações e perspectivas que vislumbramos para os próximos anos, podemos indicar:

  • Qualificação e valorização da avaliação por pares, possibilitando melhorias na qualidade e no tempo do processo e buscando maneiras de reconhecer a atuação dos avaliadores;
  • Ampliação do acesso e do impacto das pesquisas a partir da indexação em bases consolidadas, do estabelecimento de ações de internacionalização e da elaboração de estratégias de divulgação científica em diversas mídias;
  • Profissionalização da equipe para continuar acompanhando as discussões do campo editorial e colocá-las em prática de modo qualificado;
  • Conclusão da atualização e constante manutenção das políticas editoriais, sobretudo no que diz respeito aos princípios da Ciência Aberta, como acesso livre, transparências dos processos editoriais, gestão de disponibilização de dados, entre outros. Uma discussão que ainda precisa ser incentivada e aprofundada entre os autores, editores e periódicos da área;
  • Observação e proposição de ações para as mais recentes provocações do Programa SciELO sobre diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade em nossas ações, no sentido de garantir acesso, espaço e voz para todas e todos na produção científica.

Assim, concluímos a Semana Especial agradecendo a oportunidade de estar com os leitores durante esse dias e com a certeza de que buscaremos novos horizontes para qualificação e visibilização das nossas publicações. Fica, então, o nosso convite para acompanhar e contribuir nessa jornada.

Links externos

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERC: https://www.scielo.br/interc

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Facebook: https://www.facebook.com/revistaintercom

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: https://www.portalintercom.org.br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MALCHER, M.A. and RAIOL, W. Intercom busca ampliar alcance e democratização de pesquisas em Comunicação [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/16/intercom-busca-ampliar-alcance-e-democratizacao-de-pesquisas-em-comunicacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation