Discussões sobre representações LGBTQIA+ na publicidade devem ser incentivadas e fortalecidas

Weverton Raiol, doutorando pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e assistente editorial da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Belém, PA, Brasil.

Julia Marina Quemel Matta, jornalista e colaboradora no Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.

Logo da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da ComunicaçãoUm passo fundamental para produção de conhecimento científico é reconhecer o que já foi estudado e os caminhos que ainda precisam ser trilhados. Esse processo de revisão não é importante apenas para o avanço da ciência, mas também é para a compreensão histórica de alguns temas e para fomento de discussões sociais importantes. No que diz respeito às lutas e conquistas da comunidade LBGTQIA+, por exemplo, a década de 2010 foi marcada pelo direito ao casamento civil homoafetivo, ao uso de nome social e ao reconhecimento de identidade de gênero de pessoas transsexuais, além da criminalização da homofobia. Entretanto, de que modo essas questões e outras formas de representação da comunidade estão reverberando na sociedade e na ciência?

O artigo Representações LGBTQIA+ em estudos publicitários: um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e Pró-Pesq PP de 2000 a 2020, publicado na Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC, vol. 45) e escrito por Francisco Leite, pesquisador vinculado à Universidade de São Paulo, a fim de contribuir com essa discussão, apresenta um mapeamento de pesquisas que abordam as representações LGBTQIA+ na publicidade, considerando que a comunicação publicitária não possui apenas a função de anúncio de produtos à venda, mas pode ser pedagógica e promover importantes valores sociais.

Foto quatro pessoas jovens sorrindo. Elas estão juntas posando para a foto e uma delas segura uma bandeira de arco-íris.

Imagem: Freepik.

Com base nos artigos publicados em três tradicionais congressos brasileiros da área da Comunicação (Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), entre 2000 e 2020, foi possível discutir não só os aspectos teóricos como também os tópicos de interesse sobre o tema, concluindo que essa produção científica ainda precisa ser fortalecida e incentivada, de modo que possa abranger a diversidade de vivências.

Dos 4.902 trabalhos publicados, apenas 38 têm como foco a comunidade LBGTQIA+ na publicidade, ou seja, menos de 1% dos artigos. Além da baixa produção, os resultados mostraram fragilidade no progresso teórico das reflexões, uma vez que as pesquisas se baseiam em estímulos produzidos pelas ações de marcas, deixando lacunas como a não abordagem de uma perspectiva queer. As peças e ações publicitárias identificadas apresentam principalmente gays e, em menor número, lésbicas, travestis e transsexuais. Não foram identificadas pessoas bissexuais, assexuais e intersexuais, o que confirma a necessidade de ampliar o olhar sobre os diversos integrantes da comunidade.

O artigo também constata que apesar das representações LGBTQIA+ na publicidade serem timidamente pautada nos congressos brasileiros da Comunicação, os estudos analisados apontam avanços no agendamento do tema na ciência, na mídia, na sociedade. Esse é um passo importante, porque o aprofundamento da discussão gera espaços para as pessoas da comunidade e potencializa a mudança de percepção das vivências e expressões LGBTQIA+, que pode implicar em respeito e exercício da cidadania.

Para ler o artigo, acesse

LEITE, F. Representações LGBTQIA+ em estudos publicitários: um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e Pró-Pesq PP de 2000 a 2020. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2022, vol. 45, e2022102 [viewed 15 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-58442022102pt. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/Pd3RfsgyxyFRcW94kYjvPgN/

Links externos

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERC: https://www.scielo.br/interc

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Facebook: https://www.facebook.com/revistaintercom

Grupo de Pesquisa Estudos Antirracistas em Comunicação e Consumos (ARC2) – Instagram: https://www.instagram.com/publicidadeantirracista

Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda: https://www.abp2.org/ 

Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação: https://compos.org.br/encontros-anuais/

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

RAIOL, W. and MATTA, J.M.Q. Discussões sobre representações LGBTQIA+ na publicidade devem ser incentivadas e fortalecidas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/15/discussoes-sobre-representacoes-lgbtqia-na-publicidade-devem-ser-incentivadas-e-fortalecidas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation