Semana Especial Intercom traz discussões sobre comunicação, diversidade, impacto social e cidadania

Maria Ataide Malcher, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e editora da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Belém, Pará, Brasil.

Weverton Raiol, doutorando pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e assistente editorial da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Belém, PA, Brasil.

Logo da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da ComunicaçãoPara iniciar a Semana Especial da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC) no Blog SciELO em Perspectiva, é importante registrar o agradecimento ao Programa SciELO pelo convite para participar dessa iniciativa de divulgação científica, mas, principalmente, por assumirem o papel de instituição provocadora no que diz respeito às práticas editoriais em nosso país.

Desde 2012, quando foi admitida na Coleção SciELO Brasil, a revista tem buscado acompanhar e contribuir para o desenvolvimento de uma ciência de qualidade, relevante e amplamente acessível. Essas preocupações integram a missão do periódico desde a sua fundação, em 1978, e são reforçadas a partir das ações do SciELO, tornando os processos editoriais que desenvolvemos ainda mais capilarizados.

Essa política também é reflexo da proposta da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), entidade responsável pela edição do periódico. Como uma das mais importantes associações científicas da Comunicação no Brasil e na América Latina, a Intercom fomenta há mais de 45 anos, por meio de eventos, prêmios e publicações, uma produção científica pluralista, com espaços abertos e convidativos não apenas para pesquisadores e professores, mas também para alunos em formação e profissionais atuantes na área.

Nessa caminhada, respeitando a pluralidade e o novo, em 2023, chegamos ao nosso 46º volume e reconhecemos que essa trajetória foi marcada por diversas configurações editoriais: entre 1978 e 1984, a publicação era exclusivamente impressa, com diversos números por ano; entre 1985 e 2005, mudamos para a periodicidade semestral, iniciando em 1998 a publicação online e de acesso livre, com a manutenção da versão impressa; em 2016, a periodicidade é atualizada para quadrimestral; e a partir de 2022, considerando recomendações para maior celeridade editorial, a revista se tornou exclusivamente eletrônica e adotou a modalidade de publicação contínua.

Além disso, desde 2014, foi consolidada como estratégia de internacionalização a publicação dos artigos em dois idiomas, sendo um deles o inglês. Essas etapas demonstram que a preocupação em qualificar e ampliar a circulação dos resultados das pesquisas em Comunicação vem de longa data.

Foto. Vários cartões coloridos recortados na forma de pessoas. Idosos, pessoas com bebês e crianças pequenas, famílias e balões de diálogo.

Imagem: Freepik.

Atualmente, a Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC) possui estrato A2 no Qualis CAPES e está indexada em oito bases, das quais destacamos SciELO, Redalyc e DOAJ. Mas, sempre com o espírito de avanço, temos buscado a inserção em bases indexadoras com credibilidade e visibilidade internacional, tanto para apresentar as pesquisas brasileiras, quanto para atrair e dar acesso ao que está sendo investigado em outros países. Faz alguns anos que esse tem sido um grande desafio, que não é apenas nosso, mas da maioria dos periódicos brasileiros da Comunicação.

Para a Semana Especial, destacamos artigos publicados a partir de 2022 que, de alguma maneira, atravessam mais uma das provocações do SciELO: os princípios de impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (IDEIA). Sabemos que a proposta é nos motivar a pensar como essas questões reverberam na ciência e nas políticas editoriais, assim, para se aproximar, selecionamos pesquisas que observaram essas temáticas na perspectiva comunicacional.

Começando com o artigo Divulgação científica para a imprensa: o modelo híbrido dos textos da Agência Bori com base em cinco perguntas essenciais, no qual Sabine Righetti, Natália Martins, Flores, Fernanda Quaglio de Andrade e Ana Paula Morales apresentam a construção de um modelo textual inédito para divulgação de resultados científicos para a imprensa brasileira, temos um estudo que corrobora o impacto social das pesquisas.

No segundo artigo selecionado, intitulado O poder criativo do net-ativismo de povos originários no Brasil e escrito por Danilo Rothberg, Nayla Brisoti Barbeta, Ana Beatriz Grandini Casali da Silva e Thais Aparecida de Mello Barion, é discutido como indígenas e a sua presença coletiva em uma rede social geram reflexões, desconstrói estereótipos e ressignifica percepções sobre suas vivências.

Já o artigo A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios: discurso, cultura empreendedora e inspiração, de Vander Casaqui e Juliana Doretto, aponta como a mídia de negócios apresenta o jovem empreendedor, predominantemente como homem, branco e bem colocado financeiramente. Este jovem ideal é construído como agente de mudanças nas reportagens, mas esse papel é pouco contextualizado em um cenário trabalhista cada vez mais precário.

No artigo Representações LGBTQIA+ em estudos publicitários: um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e Pró-Pesq PP de 2000 a 2020, Francisco Leite realiza uma pesquisa bibliográfica em três importantes congressos da Comunicação e, considerando a importância das narrativas publicitárias no cotidiano, constata que ainda é preciso discutir, refletir e promover a compreensão das vivências da comunidade LGBTQIA+, tanto na ciência, quanto na sociedade.

Assim, convidamos a todas e todos a acompanharem a Semana Especial da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC), na expectativa que façam boas leituras e tenham experiências enriquecedoras.

Referências

CASAQUI, V. and DORETTO, J. A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios: discurso, cultura empreendedora e inspiração. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2022, vol. 45, e2022117 [viewed 12 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-58442022117pt. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/68bDtqNQgKtWdspH6gLFyTm/

LEITE, F. Representações LGBTQIA+ em estudos publicitários: um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e Pró-Pesq PP de 2000 a 2020. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2022, vol. 45, e2022102 [viewed 12 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-58442022102pt. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/Pd3RfsgyxyFRcW94kYjvPgN/

RIGHETTI, S., et al. Divulgação científica para a imprensa: o modelo híbrido dos textos da Agência Bori com base em cinco perguntas essenciais. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2022, vol. 45, e2022120 [viewed 12 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-584420222120pt. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/r4tMxFkMYThrrppDb4T3W7D/

ROTHBERG, D., et al. O poder criativo do net-ativismo de povos originários no Brasil. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2022, vol. 45, e2022121 [viewed 12 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-58442022121pt. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/WyVGcCtdBQ63cHyMV5TWg6d/

Links externos

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERC: https://www.scielo.br/interc

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Facebook: https://www.facebook.com/revistaintercom

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Site: https://www.portalintercom.org.br

Para ler a última edição da Intercom, acesse: https://www.scielo.br/j/interc/i/2023.v46/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MALCHER, M.A. and RAIOL, W. Semana Especial Intercom traz discussões sobre comunicação, diversidade, impacto social e cidadania [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/12/semana-especial-intercom-traz-discussoes-sobre-comunicacao-diversidade-impacto-social-e-cidadania/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation