Uso consciente e educativo das ferramentas digitais pelas crianças

Alessandra Arce Hai, Professora universitária, pesquisadora, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Vânia Almeida Neris, Professora universitária, pesquisadora, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Logo do periódico Caderno CEDESO texto Apresentação | Tecnologia e educação: ciências, computação (des)plugada e pensamento computacional na educação de crianças de 4 a 10 anos, publicado nos Cadernos Cedes (vol. 43, no. 120), apresenta um conjunto de artigos que formam o número temático, que procura ampliar a discussão sobre trabalhos com crianças que as tornem coprodutoras de tecnologia, que as levem a se relacionar com o mundo tecnológico não somente como meras consumidoras e replicadoras, mas de forma consciente e ativa.

Em fevereiro do ano corrente, na página do G1, uma reportagem intitulada “Crianças e adolescentes no celular: uso exagerado afeta o cérebro e a concentração; veja o que fazer” (PAGNO, 2023) faz um alerta a respeito do impacto deste uso para o desenvolvimento do cérebro das crianças. O texto destaca que os estímulos rápidos ofertados pelos celulares, que envolvem curtidas, por exemplo, liberam a dopamina, substância que dá uma sensação de bem-estar e que leva ao longo do tempo a uma dependência. 

Segundo o texto, quando pensamos em crianças cujo cérebro está em processo intenso de formação, esses estímulos rápidos acabam moldando o cérebro e dificultando a capacidade de concentração. O que mais experienciamos em nossas vidas acaba moldando nosso cérebro. Mas este alerta presente na reportagem não é novo e soma-se a um conjunto de trabalhos e pesquisas que já vem ocorrendo no Brasil e fora daqui.

Foto de duas crianças sentadas em uma mesa. Uma delas usa um tablet e a outra olha para a tela de um notebook enquanto segura um lápis próximo de um caderno.

Imagem: Marta Wave.

Em 2016, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou o manual “Saúde de crianças e adolescentes na Era Digital: manual de orientações”. Esse material, calcado em pesquisas científicas, procura esclarecer e alertar cuidadores e cuidadoras de crianças e, também, professores e professoras sobre os perigos e desafios que o uso de aparelhos como celular, tablets, computadores e das mídias sociais escondem. Em 2019, Michel Dermurget, neurocientista francês, lançou na França o livro ”La fabrique du crétin digital”. Nessa obra, o autor procura desmitologizar o uso dos aparatos eletrônicos acima apresentados como grandes impulsionadores do desenvolvimento infantil. O autor indica o contrário, o uso excessivo desses aparatos afeta o desenvolvimento do cérebro de nossas crianças de forma muitas vezes negativa.

Não podemos mais negar a presença das mídias digitais e dos aparatos digitais na vida de nossas crianças. Também não se pode mais negar que a exposição cotidiana prolongada a todos esses aparatos afeta o desenvolvimento cerebral de nossas crianças do ponto de vista intelectual, social, emocional e corporal. Fica então a grande questão para nós educadores e educadoras de crianças: Como incorporar de fato a tecnologia em sala de aula, aproveitando de seus benefícios, sem replicar o mero papel de usuários e consumidores passivos para as crianças?

Esta questão é o ponto de partida trabalhado nos vários textos do número temático dos Cadernos Cedes. Mais do que debater sobre o assunto, apresenta-se o “como” e “o que” pode ser feito, seja em escolas ou outros espaços educativos para cultivar crianças produtoras de tecnologia. As autoras e os autores aqui reunidos partindo de caminhos diversos trazem um olhar multidisciplinar para a questão. Procurando ampliar campos de aprendizagem científica tendo a computação, o pensamento computacional como uma ferramenta poderosa para criar, resolver problemas, desenvolver intelectualmente as crianças, tornar igualitária e equânime a participação de gênero, olhando atentamente para as questões étnico raciais.

Para ampliar a discussão sobre a influência e o impacto das telas no cotidiano das crianças, ouça o podcast de Vânia Almeida Neris.

Referências

DESMURGET, M. La fábrica de cretinos digitales: los peligros de las pantallas para nuestros hijos. Barcelona: Península, 2019.

PAGNO, M. Crianças e adolescentes no celular: uso exagerado afeta o cérebro e a concentração; veja o que fazer [online]. G1, Saúde. 2023 [viewed 19 June 2023]. Available from: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/02/14/criancas-e-adolescentes-no-celular-uso-exagerado-afeta-o-cerebro-e-a-concentracao-veja-o-que-fazer.ghtml

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital: Manual de Orientações. Brasil: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019 [viewed 19 June 2023]. Available from: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf

Para ler o artigo, acesse

Tecnologia e Educação: Ciências, computação (des)plugada e pensamento computacional na educação de crianças de 4 a 10 anos. Cadernos CEDES [online]. 2023, vol. 43, no. 120, pp. 2-4 [viewed 19 June 2023]. https://doi.org/10.1590/CC271503. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/5yJmHhhTX9hrvdQLSzS4zKn/

Links externos

Cadernos CEDES – CCEDES: http://www.scielo.br/ccedes/

Para ler a última edição dos Cadernos Cedes, acesse: https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2023.v43n120/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

HAI, A.A. and NERIS, V.A. Uso consciente e educativo das ferramentas digitais pelas crianças [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/19/uso-consciente-e-educativo-das-ferramentas-digitais-pelas-criancas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation