Ações sustentáveis sem custo impactam positivamente a percepção do consumidor e o meio ambiente

Cecília Souto Maior, Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Head de Marketing & Consumer Insights, Solvis Pesquisas, Curitiba, PA, Brasil.

Daniele Mantovani, Professora Associada do Departamento de Administração, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PA, Brasil.

Logo do periódico Revista de Administração ContemporâneaEstudo recente conduzido por pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) investigou as percepções sobre ações sustentáveis não monetárias e seus efeitos no meio ambiente. O estudo (Non)Monetary Behaviors: How Morality and Status Shape Consumers’ Perceptions about Sustainable Actions, realizado no período de 2017 a 2020, utilizou uma abordagem experimental e quase experimental para examinar como tais ações são avaliadas pelos observadores.

Os resultados desse estudo pioneiro foram publicados na edição de maio/junho de 2023 do periódico Revista de Administração Contemporânea (RAC). A pesquisa revelou que ações sustentáveis não monetárias são vistas como mais morais e têm uma contribuição ambiental mais significativa do que aquelas associadas a custos monetários.

Ao analisar os efeitos dessas ações no contexto social, o estudo mostrou que práticas sustentáveis não monetárias exigem mais sacrifício pessoal e esforço, o que sinaliza valores morais aos observadores. Essa percepção de maior moralidade resulta em avaliações mais positivas das ações sustentáveis não monetárias e de seus realizadores.

Figura vetorial em tons de verde. Um triângulo com a base no canto esquerdo. Nos dois lados, pequenas casas, árvores, pessoas e pássaros. Fundo azul gradiente.

Imagem: Pixabay.

Os resultados do estudo têm implicações importantes para a ciência e a sociedade, além de destacar a importância das práticas de redução do consumo e do apoio a ações sustentáveis não monetárias. Ao promover essas práticas, a sociedade pode incentivar comportamentos mais conscientes e sustentáveis, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

Essa pesquisa da UFPR amplia o entendimento sobre a relação entre ações sustentáveis, moralidade, e percepções ambientais, ressaltando a necessidade de promover estratégias de comunicação eficazes que informem os observadores sobre os benefícios das ações sustentáveis não monetárias.

As pesquisadoras envolvidas no estudo acreditam que esses resultados podem inspirar políticas públicas e práticas empresariais que promovam a redução do consumo e incentivem a adoção de ações sustentáveis não monetárias. Essas iniciativas podem desafiar o paradigma atual de consumo excessivo e direcionar a sociedade para comportamentos mais sustentáveis e responsáveis.

Para ler o artigo, acesse

MAIOR, C. S. and MANTOVANI, D. (Non) Monetary Behaviors: How Morality and Status Shape Consumers’ Perceptions about Sustainable Actions. Revista De Administração Contemporânea [online]. 2023, vol. 27, no. 3, e220068-e220068 [viewed 20 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2023220068.en. Available from: https://www.scielo.br/j/rac/a/d4RwFfyppDvdQF6Gt4dcRrp/

Links externos

Revista de Administração Contemporânea – RAC: https://www.scielo.br/rac/

Cecília Souto Maior – Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ceciliasoutomaior/

Daniele Mantovani – Linkedin: https://www.linkedin.com/in/danielle-mantovani-6ab94790/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MAIOR, C.S. AND MANTOVANI, D. Ações sustentáveis sem custo impactam positivamente a percepção do consumidor e o meio ambiente [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/20/acoes-sustentaveis-sem-custo-impactam-positivamente-a-percepcao-do-consumidor-e-o-meio-ambiente/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation