Fellipe Silva Martins, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
As micro e pequenas empresas (MPE) são importantes locais de inovação em uma economia, sendo conhecidas por seu caráter empreendedor e pela contribuição para a geração de empregos. Dentre os fatores relevantes para o sucesso das MPE, o papel do crédito na criação e manutenção dessas empresas é bastante explorado, bem como o impacto que elas podem causar na realidade financeira de quem está envolvido no processo.
Nesse contexto, o artigo de Neves, Cruz e Locatelli, intitulado Fatores que influenciam a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil, publicado na primeira edição do ano de 2024 da Revista de Administração Mackenzie – RAM, considerando as contribuições indispensáveis desses negócios para o panorama econômico, busca avaliar quais são as variáveis que garantem a sobrevivência desses negócios a longo prazo, além do crédito e da rentabilidade.
A pesquisa traz como originalidade a união de fatores financeiros e não financeiros em um mesmo modelo, contribuindo para o avanço teórico da área, uma vez que são testadas 52 variáveis independentes no modelo. O método utilizado para a pesquisa é a avaliação de dados secundários disponibilizados em diferentes fontes – como é o caso do IBGE, o Ipeadata, dentre outros – de forma quantitativa, mais especificamente, por meio de uma análise de dados em painel, para o período de 2008 a 2012, incluindo as 27 unidades federativas do Brasil.
Os resultados indicam que fatores como a necessidade de emprego e renda, o acesso ao financiamento, bem como investimentos em saúde, são significativos para a manutenção do funcionamento das micro e pequenas empresas brasileiras a longo prazo. Entretanto, a relevância da educação aparece em destaque por influenciar diversos fatores presentes na análise, conforme já ressaltado na literatura por Hyytinen e Toivanen (2005). A pesquisa também desafia a visão convencional de que a falta de crédito é a principal causa da alta mortalidade das MPE.
Os pesquisadores esperam que esses achados possam auxiliar agentes envolvidos na criação e manutenção dessas empresas e orientar novas ferramentas de gestão, minimizando o fechamento das MPE.
Referências
HYYTINEN, A. and TOIVANEN, O. Do financial constraints hold back innovation and growth?: Evidence on the role of public policy. Research Policy [online]. 2005, vol. 34, no. 9, pp. 1385-1403 [viewed 05 March 2024]. https://doi.org/10.1016/j.respol.2005.06.004. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048733305001356
Para ler o artigo, acesse
NEVES, M.L., CRUZ, P.B. and LOCATELLI, O. Fatores que influenciam a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2024, vol. 25, no. 1, pp. 1–28 [viewed 05 March 2024]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMC240073.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/FBNtHxqfLS47BhwpZh3BhdF/
Links externos
RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/
RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM
Universidade Presbiteriana Mackenzie: Facebook
Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/
Fellipe Silva Martins: ResearchGate | LinkedIn
Vitória Silva – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários