Nathália Helena Azevedo, Pesquisadora de pós-doutorado e Editora de Dados, Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Universidade de Groningen, Países Baixos.
Editorial aborda a importância dos dados abertos para o avanço da pesquisa educacional, ressaltando como a transparência e a colaboração contribuem para o desenvolvimento da área. O texto, publicado recentemente, acompanha um guia para a preparação de conjuntos de dados. A expectativa é que o material possa auxiliar a comunidade científica na implementação de práticas de compartilhamento de dados mais éticas, transparentes e inclusivas, impulsionando, assim, o avanço da pesquisa em Educação em Ciências.
O texto, intitulado Dados abertos na pesquisa em Educação em Ciências: perspectivas, desafios e possibilidades, foi publicado no vol. 26 (2024) do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Esse editorial lança luz sobre as perspectivas e os desafios no compartilhamento de dados na pesquisa educacional, além de enfatizar a urgência de um diálogo aberto sobre as implicações éticas, metodológicas e epistemológicas do compartilhamento de dados em Educação, especialmente os qualitativos.
Explorando o movimento em direção aos dados abertos na pesquisa científica, o editorial aponta os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e CARE (Collective Benefit, Authority to Control, Responsibility, Ethics) como fundamentais para garantir a eficácia e a ética no compartilhamento de dados. Destaca-se ainda a importância dos metadados e dos arquivos readme como chaves para desbloquear o potencial dos dados, e que os princípios FAIR e CARE podem estar moldando o movimento em direção a um compartilhamento mais inclusivo e ético.
A publicação também discute a implementação pioneira de uma editoria de dados na revista e apresenta um fluxograma que ilustra o trabalho realizado nessa área. Além disso, trata sobre algumas das possíveis implicações do compartilhamento ético de dados na Educação em Ciências, apresentando o Guia para preparação de conjunto de dados para depósito em repositório: orientações para a área de Educação em Ciências, publicado em dois idiomas (português e inglês).
O guia é destinado a orientar a preparação de conjuntos de dados, facilitando sua submissão a repositórios de dados, como o Dataverse. Esse material é fruto das interações entre a equipe editorial do periódico, as pessoas autoras dos manuscritos submetidos desde 2022, a comunidade acadêmica envolvida nas discussões sobre ciência aberta e a equipe da SciELO Data.
Ao final, o editorial convida a comunidade de Educação em Ciências para manutenção de um debate qualificado sobre dados abertos, e destaca a urgência de adotar políticas claras de compartilhamento como um catalisador para o desenvolvimento sustentável do conhecimento na área. Além disso, enfatiza a necessidade de abordar de maneira apropriada as implicações epistemológicas, metodológicas, legais e éticas do compartilhamento de dados, fornecendo uma base sólida para essa prática emergente.
Referências
AZEVEDO, N.H. Guia para preparação de conjunto de dados para depósito em repositório: orientações para a área de educação em ciências. SciELO Data, V1 [online]. 2024 [viewed 20 May 2024]. https://doi.org/10.48331/scielodata.J9M1R3. Available from: https://data.scielo.org/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.48331/scielodata.J9M1R3
Para ler o editorial, acesse
AZEVEDO, N.H. and MENDONÇA, P.C.C. Dados abertos na pesquisa em Educação em Ciências: perspectivas, desafios e possibilidades. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências [online]. 2024, vol. 26, e51515 [viewed 20 May 2024]. http://doi.org/10.1590/1983-21172022240172. Available from: https://www.scielo.br/j/epec/a/zqd4pQGBXFBrQS4XYbJpPdq/
Links externos
Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências – EPEC: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio
Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências – Página Institucional | Instagram
Nathália Helena Azevedo – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2075-9121
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários