Homicídios e o mercado ilegal de drogas nas cidades de Belo Horizonte e Maceió

Giovanna Monteiro-Macedo, Assistente de Divulgação Científica da DADOS, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), RJ, Brasil.

Logo do periódico DADOSCom o objetivo de compreender quais são as motivações dos homicídios em Belo Horizonte e Maceió, com especial atenção à relação – ou não – destas com o mercado ilícito de droga foi publicado no volume 63, n.4 de DADOS o artigo Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL) do professor Luís Flávio Sapori.

O autor propõe uma metodologia inovadora na área. Ele consulta relatórios finais de inquéritos policiais de homicídios com autoria identificada e desenvolve uma tipologia de conflitos para classificá-los. A partir dos inquéritos, as motivações dos crimes são classificadas como: desentendimento, rivalidade, vingança, passional, relacionada ao mercado ilícito de drogas ou à ação policial.

Com isso, Sapori nos mostra que o mercado ilícito de drogas não é diretamente a motivação central dos homicídios, mas que os autores desse tipo de crime estão envolvidos no mercado de alguma forma.

Fotografia da sombra refletida em uma janela apenas das mãos de uma pessoa apontadas para cima e a mão de outra pessoa lhe apontando uma arma.

Imagem: Unsplash

Assim, o autor propõe que o papel do mercado ilícito de drogas nas taxas de homicídio das cidades em debate vai além da relação estritamente econômica produzida por ele. A participação nesses grupos produz um ethos de masculinidade (Zaluar, 2012) e ciclos de vingança que ele caracteriza como “difusão da violência pelo mercado das drogas ilícitas”, que leva a constantes homicídios relacionados a esses grupos.

Ou seja, ainda que as mortes não estejam diretamente relacionadas à venda de drogas, fazer parte desses grupos desenvolve nos atores um ethos que impulsiona uma ação violenta e pode levar ao homicídio.

Para ler o artigo, acesse

SAPORI, F.L. Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL). Dados [online]. 2020, vol. 63, no. 4, e20180191 [viewed 6 February 2025]. https://doi.org/10.1590/dados.2020.63.4.223. Available from: https://www.scielo.br/j/dados/a/gvFVZkqJRwJN3QbyF9vrHsG/?lang=pt

Referências

ZALUAR, A. Juventude violenta: processos, retrocessos e novos percursos. Dados [online]. 2012, vol. 55, no. 2, pp. 327 – 365 [viewed 6 February 2025]. https://doi.org/10.1590/S0011-52582012000200003. Available from: https://www.scielo.br/j/dados/a/5Q3BGbTKG8P363WddMMV6WM

Links externos

Dados – Revista de Ciências Sociais

Página Institucional do Periódico

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MONTEIRO-MACEDO, G. Homicídios e o mercado ilegal de drogas nas cidades de Belo Horizonte e Maceió [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/02/06/homicidios-no-brasil-e-mercado-ilegal-de-drogas-nas-cidades-belo-horizonte-e-maceio/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation