Desafios na educação e inserção de crianças e adolescentes nipo-brasileiros no Japão

Ana Luiza Silva Oliveira, Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Mariana Silva Oliveira, Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Logo do periódico Educação & SociedadeOs desafios enfrentados por migrantes, que deixam seu país de origem em busca de melhores condições em outra nação, perpassam tanto por dimensões que envolvem o aprendizado de novos idiomas, culturas e modos de vida, como também pelo cultivo das tradições do local de origem. Esse cenário também exerce seus impactos na educação de crianças e adolescentes migrantes, visto que a escola se configura como um espaço que reflete as complexas dinâmicas sociais.

A fim de analisar o contexto da escolarização infanto-juvenil de brasileiros que migraram para o Japão, Eri Hachiman e Roseli Rodrigues de Mello apresentam os resultados de sua pesquisa no artigo Escolaridade de crianças e adolescentes brasileiros no Japão: Desafios migrantes na atualidade, publicado no periódico Educação & Sociedade (vol. 46, 2025).

O histórico do fluxo migratório Brasil-Japão sofreu alterações com o passar dos anos. No início do século XX, a chegada de imigrantes japoneses ao Brasil iniciou o processo de formação da maior comunidade nipônica fora do Japão. Contudo, os desafios enfrentados por essas famílias, bem como por seus descendentes, foram inúmeros.

A partir dos anos 2000, o crescimento da economia japonesa inverteu a direção migratória e o governo japonês passou a criar incentivos para a imigração de nikkeis ao país. Por esse motivo, muitas famílias nipo-brasileiras partiram em busca de melhores condições de vida. Nesse contexto, destaca-se a inserção das crianças brasileiras às escolas e à realidade social no novo país.

Para explorar esse cenário, fundamentadas nos conceitos teóricos de educação transnacional, igualdade de diferenças e identidades como interação permanente, as autoras realizaram uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos publicados em bancos de dados entre 1990 e 2024 sobre o tema.

Fotografia de um mapa mundi preto e amarelo aberto com folhas, caneta e um caderno em cima dele

Imagem: Pixabay

Com os textos selecionados para a pesquisa, foi realizada uma categorização com base em quatro grandes temas: escola japonesa, escola brasileira, iniciativas da comunidade brasileira e iniciativas governamentais. A partir disso, buscou-se encontrar nos estudos os principais elementos excludentes, ou seja, os que dificultaram a inserção das crianças brasileiras nas escolas japonesas e os transformadores, aqueles que garantiram aprendizagem e autonomia no novo país.

A análise revela que a exclusão escolar dos jovens brasileiros no Japão está ligada, principalmente, a questões como a barreira linguística e às condições de vida e trabalho. Nesse sentido, no cenário das escolas japonesas, a falta de domínio da língua limita o diálogo entre família e escola, além da aprendizagem de conteúdos pelos alunos migrantes. Já nas escolas brasileiras, faltam medidas que auxiliem a inserção efetiva na comunidade local.

Diante dos desafios identificados, o artigo contribui para as discussões acerca da formação de um sistema de ensino efetivo para que a migração seja transnacional e que famílias e crianças de diferentes origens tenham oportunidades de melhoria da convivência em seu país de destino. A preocupação continua, então, em promover acolhimento e inserção para que os jovens se tornem pessoas adultas com autonomia e liberdade.

Para ler o artigo, acesse

HACHIMAN, E. and MELLO, R.R. Escolaridade de crianças e adolescentes brasileiros no Japão: desafios migrantes na atualidade. Educação & Sociedade [online].2025, vol. 46, e289099 [viewed 16 May 2025]. https://doi.org/10.1590/ES.289099. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/8mDd8cnCkPzS5YcdCpNqn5C/

Links Externos

Educação & Sociedade – ES

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Educação & Sociedade – Redes sociais: Facebook | X | LinkedIn | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

OLIVEIRA, A.L.S. and OLIVEIRA, M.S. Desafios na educação e inserção de crianças e adolescentes nipo-brasileiros no Japão [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/05/16/desafios-na-educacao-e-insercao-de-criancas-e-adolescentes-nipo-brasileiros-no-japao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation