Instruções para a elaboração de press release

Versão Junho 2014

O press release ou comunicado de imprensa é um texto resumido sobre um artigo científico ou um número temático, publicado nos periódicos das coleções nacionais ou temáticas da Rede SciELO, que pode ser utilizado para promover os elementos principais de uma pesquisa em veículos de divulgação, sendo produzido pelos próprios autores dos artigos, por editores ou equipe editorial e por jornalistas.

Por meio dos press releases, os jornalistas são informados sobre o desenvolvimento científico em determinado campo de pesquisa e deles se servem para escrever as matérias sobre ciência para jornais, revistas, sites, blogs e outros meios de comunicação. Estes comunicados de imprensa poderão ser lidos também por tomadores de decisão, outros cientistas, estudantes e pela sociedade como um todo.

O press release constitui-se em um instrumento fundamental de popularização da ciência, que contribui para o processo de comunicação científica ao expor o trabalho de pesquisa de modo simplificado para a sociedade, ao destacar um resultado específico, ao promover o trabalho de uma instituição ou de um departamento, ao salientar o suporte financeiro de um patrocinador ou agência de fomento, beneficiando, desta forma, a comunidade científica.

  1. Seleção de artigos ou de temas para press release

Algumas perguntas podem orientar o processo de seleção de artigos que justifiquem a redação de um press release: a pesquisa representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade? Contribui para a popularização do conhecimento científico? Apresenta inovações significativas? Pode ter impacto na sociedade ou na definição de políticas públicas? Além do público-alvo (jornalistas), o press release poderá ser utilizado também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral?

A escolha de um a três artigos de um mesmo fascículo será suficiente para atrair atenção sobre os demais conteúdos. Deve-se evitar vários press releases de uma única edição.

Além da publicação de press releases relacionados ao conteúdo dos artigos, pode se referir também aos temas do fascículo, sem se restringir a um resumo de cada um dos artigos que o compõe.

  1. Formato de apresentação do press release

Para a submissão de press releases ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, deverão ser considerados os padrões expressos nos itens de 2.1 a 2.7.

2.1.Tamanho

O texto deve conter o mínimo de 1.000 toques (contando os espaços em branco entre os caracteres) e o máximo de 2.500.

2.2. Linguagem

A linguagem deve ser acessível e sem jargões, termos técnicos, abreviaturas e siglas. A elaboração do texto deve ser em tom jornalístico, adequando seu conteúdo ao leitor comum. O objetivo do press release é atrair leitores para o artigo científico, para tanto precisa despertar interesses e não ser conclusivo.

2.3. Idioma

Os press releases poderão ser encaminhados nos idiomas português, inglês ou espanhol.

2.4. Título

O título deve atrair a leitura, conter as palavras-chave mais importantes e ser conciso, com no máximo quinze palavras, resumindo o conteúdo a que se refere. Isto torna mais eficiente o resultado de ferramentas de busca em bases de dados.

Deve ser escrito em negrito e num tamanho de fonte ligeiramente maior que a do texto. Apenas a primeira letra do título pode ser maiúscula (exceto quando há a inclusão de nomes próprios).

2.5.Corpo do texto

O primeiro parágrafo do press release relata o cerne da notícia e os subsequentes são usados para desenvolver a notícia. A ordem dos tópicos é inversa àquela de um artigo científico: resultados e conclusão vêm antes da introdução, métodos vêm após o primeiro parágrafo e, no final, coloca-se o contexto da pesquisa, os antecedentes do trabalho e as informações geralmente contidas na introdução do artigo.

O primeiro parágrafo deve responder às seguintes perguntas, se possível nesta ordem:

  • Quem (está envolvido/ realizou a pesquisa)?
  • O que (há de novo)?
  • Onde (foi feita a pesquisa/ foi publicado)?
  • Quando (ocorreu a descoberta/ foi publicado o resultado)?
  • Por que (o resultado é inovador)?

Por exemplo: “Cientistas da Instituição X (quem) sequenciaram o genoma do camundongo (o que) segundo artigo publicado esta semana (quando) na Revista X (onde) e descobriram que o grau de homologia com o genoma humano é muito maior do que se esperava (porque)”.

O texto deve ser escrito na voz ativa: “Cientistas da Universidade X descobriram que A e B” e não “Foi descoberto que A e B por cientistas da Universidade X”.

2.6. Lead

Os press releases deverão estar acompanhados do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.

2.7. Imagens

O press release deve ser acompanhado por imagem compatível com seu conteúdo, podendo ser a foto pertencente ao próprio artigo, uma imagem da pesquisa em andamento, um grafismo que aluda ao assunto principal ou o logo do periódico.

A imagem é o primeiro foco de atenção do leitor, portanto precisa ser chamativa e de boa qualidade visual. Deve ser enviada em arquivo anexo (jpg ou gif) com boa resolução (acima de 100 KB) e estar livre para reprodução sem pagamento de direitos autorais. A autoria da imagem deve ser citada ao lado da mesma.

  1. Considerações sobre a autoria

Os textos podem ser elaborados por autores das pesquisas, pelo editor do periódico ou equipe editorial. Se a equipe editorial contar com o apoio de um profissional de comunicação, os textos podem ser preparados pela equipe e enviados aos autores para aprovação.

Ao submeter o press release ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, seu autor abre mão, automaticamente, de quaisquer direitos sobre a publicação, libera o trabalho de edição do texto e a reprodução do mesmo por outros veículos, sem pagamentos. Contudo, o nome e afiliação do autor devem estar descritos no texto.

Os conteúdos publicados no Blog SciELO em Perspectiva Humanas são de inteira responsabilidade do autor,não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial ou do SciELO.

  1. Ética de pesquisa e divulgação

O press release não pode soar como propaganda de um produto, do periódico ou do próprio artigo. Deve descrever os resultados objetivamente e transmitir dados científicos, sem tentar engrandecer as possíveis descobertas com elogios ao pesquisador, à sua instituição e aos órgãos financiadores. Se houver possíveis conflitos de interesses ou patrocinadores envolvidos, eles devem ser explicitados.

O texto deve se pautar pela ética, usualmente, aceita para as pesquisas científicas. Precisa ser cuidadoso ao informar sobre a utilização de seres humanos e animais nos experimentos e para não induzir à adoção dos resultados obtidos originalmente em modelos, bem como de dados que ainda estejam em fase investigativa.

A redação deve ser sucinta e precisa com o número de palavras necessárias para descrever o fato, evitando adjetivos, como por exemplo, “a renomada Universidade X” ou o “premiado cientista Y”. Em geral, devem ser evitadas também expressões redundantes, tais como “pela primeira vez” e “nunca antes demonstrado”. No entanto, se de fato aquela descoberta nunca foi previamente demonstrada, isto deverá ser ressaltado com informação que demonstre o ineditismo.

O texto pode incluir citações entre aspas do artigo publicado, mas não citações literais, ou seja, transcrições de trechos inteiros.

Antes de remeter o press release, revise a ortografia e gramática cuidadosamente.

  1. Envio e análise das contribuições

Para a submissão de press releases ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, encaminhar e-mails para <blog.humanas@scielo.org>.

As contribuições submetidas para publicação no blog passarão pela análise da Equipe Editorial e, se necessário, dos membros do Comitê Editorial. Em caso de alteração do texto original, a versão revisada será submetida à aprovação final do autor.

Serão considerados os seguintes aspectos na análise dos press releases submetidos ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas:

  • Formato de apresentação: a apresentação do press release deve estar de acordo com os padrões definidos no item 2 deste documento. Contribuições fora dos padrões definidos serão devolvidas aos respectivos autores;
  • Simultaneidade: a publicação de press release deve acontecer, simultaneamente, à publicação do artigo na Coleção SciELO Brasil. Admite-se, entretanto, que uma eventual defasagem no cronograma de edição do comunicado possa atrasar a publicação em, no máximo, um mês após à publicação do artigo. Fica a critério do Corpo Editorial do Blog SciELO em Perspectiva Humanas a aceitação, ou não, de comunicados que excedam esse intervalo de tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *