Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Os processos de globalização e de desenvolvimento econômico atualmente direcionam para um caminho, no qual a tecnologia é um dos principais fatores que impulsiona o desenvolvimento em conjunto das economias. O objetivo é a busca constante por inovações e melhoria dos processos. Nesse sentido, a Revista de Administração Mackenzie – RAM publicou em sua edição especial sobre inovação em serviços (edição 23.6) um estudo sobre o impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de acordo com o nível de desenvolvimento dos países.
O estudo de Gomes, Lopes e Ferreira (2022), O impacto da economia digital no crescimento económico: o caso dos países da OCDE, avalia os efeitos da economia digital por meio das TICs em 36 países membros da OCDE, divididos de acordo com o grau de desenvolvimento – países em transição e em inovação.
O valor da pesquisa consiste primeiro no período escolhido para a análise, entre 2000 e 2019, dado que houve um crescimento significativo do impacto das TICs na economia nos últimos anos, além de trazer uma análise específica para o conjunto de países da OCDE, algo que ajuda a preencher uma lacuna de pesquisa inclusive ao analisar o impacto considerando níveis distintos de desenvolvimento. Ademais, o estudo considera em sua literatura alguns movimentos específicos que ressaltam a relevância do uso de TICs, como é o caso da redução dos custos de transação para as empresas que utilizam tecnologias digitais (Roller & Waverman, 2001).
O caminho de pesquisa escolhido consiste no desenvolvimento de um estudo longitudinal, de dados em painel, no período mencionado, analisando os países membros da organização tanto de forma conjunto, quanto separadamente pelo nível de desenvolvimento. São utilizadas algumas variáveis proxy para mensurar o uso da TICs, tais como banda larga fixa, telefone móvel e Internet.
Os resultados indicam que o impacto da tecnologia em um país está diretamente relacionado ao seu grau de desenvolvimento, assim como depende das medidas de tecnologia que avaliam a economia digital. Dessa forma, é possível dizer que as TICs geram um impacto positivo na economia desses países, sendo possível considerá-las na formulação de políticas econômicas.
Referências
ROLLER, L.H. and WAVERMAN, L. Telecommunications Infrastructure and Economic Development: A Simultaneous Approach. American Economic Review [online]. 2001, vol. 91, no. 4, pp. 909-923 [viewed 16 February 2023]. https://doi.org/10.1257/aer.91.4.909. Available from: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/aer.91.4.909
Para ler o artigo, acesse
GOMES, S., LOPES, J. and FERREIRA, L. O impacto da economia digital no crescimento econômico: o caso dos países da OCDE. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2022, vol. 23, no. 6, eRAMD220029 [viewed 16 February 2023]. https://doi.org/doi:10.1590/1678-6971/eRAMD220029.en. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/GTQPV4X8kW5bDKbZHb8tc7z/
Links externos
RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/
RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM
Para ler a edição v23n6 da RAM, acesse: https://www.scielo.br/j/ram/i/2022.v23n6/
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook: https://www.facebook.com/mackenzie1870/
Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/
Gilberto Perez: ResearchGate | LinkedIn
Vitória Silva – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários