Fábio Mura, Professor, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
Carlos Sautchuk, Professor, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology está com chamada de artigos para o dossiê “Técnica, poder e transformação” para pesquisadores nacionais e internacionais.
A antropologia sempre dedicou atenção às técnicas, seja como aspecto ou contraparte importante em estudos sobre magia, linguagem e arte ou como forma material da cultura – expressão da cosmologia e resultado da adaptação ao ambiente. Entretanto, a formulação mais fecunda e programática sobre a técnica na antropologia parece emergir do pensamento de Marcel Mauss. Este não pensa a técnica como um dos objetos da disciplina, mas como fenômeno crucial da vida, sobretudo humana – definindo-a como ato tradicional eficaz, com efeito mecânico, físico ou químico. Mauss considerou o estudo da técnica central para a antropologia, seja para a compreensão da morfologia social, do tempo, do espaço, do conhecimento, dos gestos e movimentos corporais e também dos objetos, instrumentos e máquinas.
O dossiê pretende reunir artigos que, a partir de variadas perspectivas teórico-metodológicas, tomam a técnica como tema ou instrumento heurístico, sempre com base em investimento empírico. Assim, os autores são chamados a tratar do modo de implementação ou do desenrolar de situações de transformação e poder, não apenas por meio de suas expressões discursivas, simbólicas ou administrativas, mas com o foco etnográfico no modo de relação e interação com seres, coisas, objetos, artefatos ou ambientes.
Prazo para envio dos artigos: 15 de julho de 2018.
Data provável de publicação: 2019.
Para maiores informações, acessar: http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-tecnica-poder-e-transformacao/
As submissões de textos deverão ser realizadas por meio do sistema do SciELO: http://submission.scielo.br/index.php/vb/index
Link externo
Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology – VB: www.scielo.br/vb
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários