Como pensar a prática docente em Sociologia da educação?

Gabriela Valente, Pós-doutoranda, Université Lumière Lyon, Laboratoire Education, Cultures, Politiques, Lyon, França.

Viviane Gonçalves, Mestre em Ciência da Informação, Sorocaba, SP, Brasil.

Imagem: NeONBRAND em Unsplash

O artigo “Entre a sociologia da socialização e a sociologia pragmática: desafios para pensar as práticas docentes”, publicado no periódico Educação e Sociedade (vol. 41), é um dos resultados da pesquisa de doutorado de Gabriela Valente defendido em junho de 2019 na Universidade de São Paulo.

Buscando compreender a prática docente, a autora partiu do conceito de prática e de duas teorias sociológicas que o discutem. São raros os pesquisadores que trabalham com mais de um quadro teórico, devido a própria complexidade do pensamento sociológico. Assim, a originalidade do artigo está na busca de compreender um fenômeno social a partir de duas correntes sociológicas que são consideradas como diametralmente opostas por alguns pesquisadores.

Contudo, as sociologias da socialização (BERGMAN; LUCKMAN, 1985; DARMON, 2016; SETTON, 2012) e a sociologia pragmática (BOLTANSKI; THÉVENOT, 1991) trazem o conceito de prática como central. A prática é entendida como o motor do mundo, ou seja, um conjunto de atividades situadas, motivadas por sentimentos, projetos ou valores e que é consequência de um hábito ou de uma reflexão em interação.

Segundo Valente, o trabalho visa contribuir criticamente para que professores e pesquisadores do tema possam melhor compreender a prática docente. Embora os sujeitos de sua pesquisa foram docentes do Ensino Fundamental II, a pesquisadora acredita ser fundamental oferecer e compartilhar os instrumentos necessários à reflexividade docente para os profissionais de toda Educação Básica.

A seguir, ouça o Podcast de Gabriela Valente ampliando a discussão sobre a construção do artigo.

Referências

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade – tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes 1985.

BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. De la justifcation: les économies de la grandeur. Paris: Gallimard, 1991.

DARMON, M. La socialisation. Armand Colin: Paris, 2016.

SETTON, M. Socialização e cultura: ensaios teóricos. São Paulo: Annablume, 2012.

Para ler o artigo, acesse

VALENTE, G. Entre a sociologia da socialização e a sociologia pragmática: desafios para pensar as práticas docentes. Educ. Soc. [online]. 2020, vol. 41, e223387, ISSN: 0101-7330 [viewed 14 April 2020].  DOI: 10.1590/es.223387v. Avaliable from: http://ref.scielo.org/s4p24h

Link externo

Educação & Sociedade – ES: www.scielo.br/es/

Sobre as autoras

Gabriela Valente, pós-doutoranda da Université Lumière Lyon-2 (2020), coordena pesquisa internacional “Religião, discriminação e racismo no espaço escolar”, dirigida por Françoise Lantheaume. Atua na área de Sociologia da Educação, Sociologia da Religião e Socialização profissional docente, com ênfase em temas relativos aos processos educativos e socializadores na escola pública e sua interface com a esfera religiosa. Pesquisa temas que envolvem a escola pública, a prática docente, o ensino religioso, a pluralidade religiosa, a socialização religiosa, a religiosidade e o Estado laico. E-mail: gabriela.abuhab.valente@gmail.com (http://lattes.cnpq.br/8997575736993474)

Viviane Gonçalves de Campos, é mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2011). Tem experiência em produção editorial e na área de Ciência da Informação/ Educação, atuando nas seguintes áreas: coordenação de Editora Universitária, bases de dados bibliográficas, periódicos científicos, técnicas de recuperação da informação, produção editorial, normalização de originais para publicação. Atualmente presta consultoria em serviços editoriais. E-mail: vivianegoncalvescampos@gmail.com

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VALENTE, G. and GONÇALVES, V. Como pensar a prática docente em Sociologia da educação? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/06/03/como-pensar-a-pratica-docente-em-sociologia-da-educacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation