Memória, ação e perspectivas para o futuro

Maria José Tonelli é editora-chefe da RAE-Revista de Administração de Empresas, professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP, Brasil.

Felipe Zambaldi é editor-adjunto da RAE-Revista de Administração de Empresas, professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP, Brasil.

Em comemoração ao aniversário de 60 anos da RAE-Revista de Administração de Empresas, preparamos uma edição temática e recebemos o convite do Blog SciELO Humanas para participar da Semana Especial. Esse é um momento muito importante para nós, pois ao mesmo tempo em que celebramos, também nos despedimos, respectivamente, como Editora-chefe e Co-Editor da Revista, momento oportuno, portanto, para fazermos um breve balanço de nosso período à frente da Revista e projetarmos nossas expectativas para o futuro (Tonelli e Zambaldi, 2021).

Antes, registramos nossos agradecimentos à Fundação Getulio Vargas (FGV) e à Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), que deram suporte financeiro e total liberdade de expressão para a produção da RAE. Produção de ciência e disseminação de conhecimento científico só podem ocorrer dentro de espaços democráticos e inclusivos. O artigo do professor Carlos Osmar Bertero, presente também nessa Semana Especial, destaca o papel da EAESP e da RAE nesse acolhimento nos períodos mais turbulentos do País. Como ele bem recorda, a RAE nasceu em um período de “grande pujança e transformações da economia brasileira, num crescimento capitaneado pelo desenvolvimento industrial” (Bertero, 2021). Agradecemos também a todas e todos os Editores-chefes que nos antecederam desde a criação da RAE e ao longo de seis frutíferas décadas. Eles reforçaram os padrões científicos da Revista e a colocaram no cenário internacional. Em momentos de amnésia social, como o que vivemos atualmente, torna-se ainda mais relevante referenciar o passado e os passos dados por todos esses editores para a Revista alcançar seu papel pioneiro e inovador na academia brasileira em Administração. Revistas científicas só existem graças ao trabalho dedicado de uma comunidade democrática, quase anônima, que envolve editores associados e revisores. Registramos nossos agradecimentos especiais a todas e todos, bem como aos professores que compõem o Conselho Consultivo, o Comitê de Política Editorial, o Corpo Editorial Científico, e aos Editores de Livros.

Imagem: Free-Photos/pixabay.

No período em que estivemos à frente da RAE-publicações, a RAE, publicada apenas em português, passou a ser uma revista bilíngue com o objetivo de continuar com seu impacto na academia brasileira de Administração e, ao mesmo tempo, ampliar sua inserção no cenário internacional. Criamos a seção Perspectivas e trouxemos autoras e autores consagrados em seus campos de pesquisa para compartilharem artigos que fomentam as discussões mais emergentes e tendências na academia. Considerando os padrões internacionais de ética em publicação, em 2016 a RAE foi aprovada pela criteriosa avaliação do Committee on Publication Ethics (COPE), com contínua renovação anual desde então, ressaltando seu compromisso com o rigor, integridade e transparência no processo de certificação científica e publicação. RAE continua se destacando em indexadores internacionais de periódicos científicos, tendo alcançado a pontuação máxima de 11.0 ICDS (Secondary Composite Index Broadcasting) no MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals, Universitat de Barcelona), o que é um reconhecimento por sua aprovação nos indexadores internacionais de referência. Essa é uma pontuação conquistada pelas revistas de primeira linha em âmbito mundial. As citações no Journal Citation Reports da Web of Science/Clarivate até 2019 cresceram mais de 600% comparativamente às primeiras citações recebidas, em 2011. Além disso, a RAE é a primeira revista de Administração de Empresas no ranking top 100 de periódicos de língua portuguesa do Google Acadêmico, com h5-index 23 e h5-median 33. A RAE tem mantido altos índices de acessos a seu conteúdo na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), ultrapassando três milhões de acessos em 2020.

A Semana Especial da RAE traz artigos que contextualizam o crescente interesse dos estudiosos organizacionais e de gestão em questões de história, memória e do passado, como salientou Diego M. Coraiola, Amon Barros, Mairi Maclean e William M. Foster no artigo “História, memória e passado em estudos organizacionais e de gestão”, tema de fórum organizado pelos pesquisadores para RAE, que apresenta também a Pensata “Passado, presente e futuro de história (crítica) das organizações no Brasil”, de Alessandra de Sá Mello da Costa e Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley. Da edição especial que comemora os 60 anos da RAE, temos os artigos de Carlos Osmar Bertero, “Sessenta anos de RAE: Um itinerário de críticas, resistências e reinvenções”; de Luiz Carlos Bresser- Pereira, “Depois do capitalismo, o gerencialismo democrático”; de Jean-François Chanlat, “Influência de pensamento de língua francesa na academia brasileira de Administração: Um olhar franco-quebequense”; de Alketa Peci e Lilian Alfaia Monteiro, “Revistas acadêmicas como agentes do campo científico de Administração”; de Ana Paula Paes de Paula, “Trintena: Uma trajetória de vida, leitura e escrita com a RAE”, e, de Juliana Cristina Teixeira, Josiane Silva de Oliveira, Ana Diniz e Mariana Mazzini Marcondes, “Inclusão e diversidade na Administração: Uma manifesta para o futuro-presente”.

Concluiremos a Semana Especial com reflexões de Maria José Tonelli e Felipe Zambaldi para refletir sobre os desafios futuros das revistas científicas em Administração.

Desejamos que os leitores acompanhem as publicações ao longo da semana e aproveitem todo o conteúdo especialmente selecionado para essa ocasião.

Neste vídeo, Tonelli celebra os 60 anos da RAE, a participação na Semana Especial do blog SciELO | Humanas e fala um pouco sobre o conteúdo organizado para o evento.

Referências

BERTERO, C. O.  Sessenta anos de RAE: Um itinerário de críticas, resistências e reinvenções. RAE-Revista De Administração De Empresas [online]. 2021, vol.61, no.03, pp. 1-8  [viewed 13 May 2021]. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020210303. Available from: http://ref.scielo.org/zp82kd

TONELLI, M. J. and ZAMBALDI, F. Despedidas: Um olhar sobre o passado e ações para o futuro. RAE-Revista De Administração De Empresas [online]. 2021, vol.61, no.03, pp. 1-2 [viewed 11 May 2021]. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020210301. Available from:

Links externos

RAE-Revista De Administração De Empresas – RAE: www.scielo.br/rae

Sobre os autores

Maria José Tonelli

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado e doutorado em Psicologia Social também pela PUC SP. É professora titular na FGV EAESP, coordenadora do NEOP – Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas e atual editora-chefe dos periódicos RAE-Revista de Administração de Empresas, GV-executivo e GVcasos. E-mail: maria.jose.tonelli@fgv.br

 

Felipe Zambaldi

Possui graduação em Administração de Empresas pela FGV EAESP e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, doutorado em Administração de Empresas pela FGV EAESP. É professor na FGV EAESP, desde 2007 é editor-adjunto da RAE-Revista de Administração de Empresas, e chefe do departamento de ensino em marketing da FGV EAESP desde 2020. E-mail: felipe.zambaldi@fgv.br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

TONELLI, M. J. and ZAMBALDI, F. Memória, ação e perspectivas para o futuro [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/05/17/memoria-acao-e-perspectivas-para-o-futuro/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation