Horizontes Antropológicos e sua contribuição para a área da Antropologia

Ruben Oliven, editor-chefe de Horizontes Antropológicos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Arlei Sander Damo, editor de Horizontes Antropológicos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. 

Cristiane Miglioranza, jornalista, assistente editorial de Horizontes Antropológicos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Há 27 anos Horizontes Antropológicos é publicada de forma ininterrupta pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS), nas modalidades impressa e online com acesso aberto. Com Qualis A1, o periódico se destaca por reunir em números temáticos textos originais de antropólogas e antropólogos de diferentes países. A combinação entre publicações temáticas, diversidade linguística e pluralidade institucional de autoras e autores e de organizadoras e organizadores torna cada edição uma referência bibliográfica para a Antropologia e para as áreas correlacionadas. Ao lado dos editores, as organizadoras e organizadores de cada número assumem um papel fundamental na proposição de temas atuais e relevantes. Ainda, por meio da seção Espaço Aberto, o periódico mantém a publicação de trabalhos de ponta escritos por pesquisadoras e pesquisadores com reconhecimento internacional entre seus pares.

A equipe editorial dedica empenho especial para que o periódico observe e corresponda às boas práticas de ética na comunicação científica referendados pela SciELO e pela comunidade científica internacional. Cada artigo recebido é avaliado quanto ao ineditismo, originalidade, adequação temática, contribuição à Antropologia e relevância científica. O corpo de pareceristas contribui muito com esse processo. Sua participação auxilia autores, selecionados para publicação ou não, a melhorarem suas produções e contribuições para a área.

A comissão editorial do periódico é composta pelo editor-chefe Ruben Oliven (UFRGS) e pelos editores associados Arlei Sander Damo (UFRGS), Ari Oro (UFRGS), Fernanda Cruz Rifiotis (UFRGS) e Cristiana Bastos (Universidade de Lisboa). Também integram a equipe a assistente editorial Cristiane Miglioranza, o revisor Cleber Rocha das Neves e a capista Fabíola de Carvalho Leite. O corpo editorial reúne nomes da Antropologia mundial, afiliados a instituições brasileiras e internacionais.

Durante esta Semana Especial, abordaremos nossas produções mais recentes, o número especial sobre a Covid-19 e a edição Antropologia da Criança. O número 59, Covid-19. Antropologias de uma pandemia, é fruto de parceria com a Rede Covid-19 Humanidades MCTI. Liderada pelo PPGAS/UFRGS, a Rede mobiliza pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde no Brasil e no exterior. Conta com a parceria da Fiocruz, do Instituto Brasil Plural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Seu objetivo é subsidiar ações de resposta à pandemia no Brasil que considerem, de modo múltiplo e situado, as implicações científicas, tecnológicas, sociais, políticas, históricas e culturais.

As pessoas que acompanharem esta Semana Especial também poderão saber mais sobre uma de nossas características mais marcantes. A criação de nossas capas é um processo que atrai a curiosidade de nossas e nossos leitores e, para abordá-lo, partiremos da análise da historiadora da arte Paula Ramos. Outra postagem que atende aos pedidos de nossas leitoras e leitores será a dedicada ao Espaço Aberto, com destaque especial para os artigos publicados na seção do número Antropologia da Criança.

Reconhecemos e vivenciamos os impactos que a Covid-19 criou para todas e todos nós. Como posicionamento político contra s cortes que prejudicam a ciência brasileira e como contribuição ao enfrentamento da pandemia, Horizontes Antropológicos decidiu não se deixar abater e continuar suas publicações. Desde março de 2020 nossa equipe tem trabalhado de forma remota, reinventando rotinas e criando alternativas.

Convidamos a todas e a todos para que nos acompanhem durante esta semana e para que interajam conosco.

A seguir, assista ao vídeo do editor-chefe Ruben Oliven para a abertura da Semana Especial.

Links Externos

Homepage Horizontes Antropológicos: https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/

Horizontes Antropológicos – HA: https://www.scielo.br/ha/

PPGAS/UFRGS: https://www.ufrgs.br/ppgas/portal/index.php/pt/

Rede Covid-19 Humanidades MCTI: https://www.ufrgs.br/redecovid19humanidades/index.php/br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

OLIVEN, R, DAMO, A. S. and MIGLIORANZA, C. Horizontes Antropológicos e sua contribuição para a área da Antropologia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/08/23/horizontes-antropologicos-e-sua-contribuicao-para-a-area-da-antropologia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation