Almanack no Bicentenário com o Prof. Dr. André Machado – A Independência do Brasil: uma transição pacífica ou uma história de conflitos?

Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.

A Independência do Brasil como sabemos não se restringiu ao Grito do Ipiranga em 1822, nem tão pouco foi um processo rápido e consensual encabeçado pelo grupo de apoio político do então príncipe regente, D. Pedro. Muitos cenários distintos, complexos e conflituosos se distanciam e destoam desta imagem pacífica ainda bastante aceita e veiculada no Brasil para o grande público. Tal interpretação sempre destacou o Brasil como uma exceção dentro dos processos de independência na América. Para discutir esses temas iremos conversar com o Prof. Dr. André Machado (Unifesp) no dia 26 de outubro às 17 horas no Google Meet. Está é uma iniciativa da revista Almanack com o Selo Almanack no Bicentenário. Não percam! Inscrições pelo e-mail: almanack.cppghis@ufop.edu.br.

Links externos

Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.

Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm

Facebook: @RevistaAlmanack

Instagram: @revista.almanack

Twitter: @RevistaAlmanack

YouTube: @RevistaAlmanack

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, D.S. Almanack no Bicentenário com o Prof. Dr. André Machado – A Independência do Brasil: uma transição pacífica ou uma história de conflitos? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/10/25/almanack-no-bicentenario-independencia-do-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation