Educadores não-docentes na formação cidadã: possibilidades para a assistência estudantil

Priscila da Silva Soares, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), Assistente Social no IFAC, Rio Branco, Acre, Brasil.

Cledir de Araújo Amaral, Docente do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Na sociedade contemporânea, muito tem se discutido sobre a concepção de uma educação cidadã que se afaste de modelos pedagógicos padronizados e excludentes, em favor de um ambiente de aprendizagens colaborativas e interativas que considerem todos os integrantes da escola como protagonistas do processo educativo. O entendimento desse conceito implica na reflexão sobre a nova função social da escola e, por consequência, sobre a nova função pedagógica de seus profissionais (BRASIL, 2004).

Dessa forma, a assistência estudantil, inicialmente constituída para prover apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade – especialmente aqueles oriundos de outras localidades para sua permanência nas instituições de ensino superior públicas – , atualmente recebem novas atribuições de modo a contribuir para o processo educacional numa perspectiva de formação integral.

Imagem: Freepik

Nesse sentido, o artigo Assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação trata sobre o papel dos técnicos da Assistência Estudantil no contexto educacional formal numa perspectiva da multidimensionalidade do sujeito. Os achados foram decorrentes de uma revisão bibliográfica e pesquisa documental realizadas no ano de 2020 como parte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre (ProfEPT/Ifac).

Os autores são servidores do Instituto Federal do Acre. A primeira, é assistente social atuando na assistência estudantil e é mestranda no ProfEPT/Ifac, o segundo autor é docente da área de educação física atuando desde o ensino médio à pós-graduação, sendo orientador da mestranda no ProfEPT/Ifac. Reconhecendo a importância e o potencial educativo do trabalho dos educadores não-docentes e instigados pelas questões que se apresentavam no ambiente de trabalho, especificamente na assistência estudantil, este passou a ser objeto de investigação sistemática, visando apresentar contribuições para uma atuação do setor para além dos auxílios financeiros.

Verificamos a importância da atuação dos profissionais não-docentes a partir da assistência estudantil no processo de educação integral, tendo em vista as várias questões de cunho social, econômico e psicológico que envolvem os estudantes e que podem interferir no seu rendimento acadêmico. Por meio do atendimento integrado, aumentam-se as possibilidades de superação dessas dificuldades. Ademais, identificamos poucos estudos que reportam a assistência estudantil sob o viés universalista, não centrado exclusivamente em apoios financeiros, o que demonstra a importância desse estudo como complemento às discussões sobre o programa nacional de assistência estudantil.

Estamos aprofundando o estudo na dissertação de mestrado que trata sobre a assistência estudantil a partir do viés universal (que considera a multidimensionalidade do sujeito), entretanto, ainda há muito a ser pesquisado e discutido sobre essa temática a fim de reforçar a importância dos profissionais não docentes no processo educacional como fator agregador para o êxito estudantil e a formação cidadã do estudante.

Leia mais

DUTRA, N.G.R. and SANTOS, M.F.S. Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2017, vol. 25, no. 94, pp. 148-181 [viewed 22 February 2022]. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017000100006. Available from: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/63KjnRwHdxVTTxKwdSmvbwx

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2011.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

Para ler o artigo, acesse

SOARES, P.S. and AMARAL, C.A. Assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação. Educação e Pesquisa [online]. 2022, vol. 48, e238181, [viewed 11 March 2022]. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238181. Available from: https://www.scielo.br/j/ep/a/W3rSB3FhJJpGy3vRwmBDxJg/?lang=pt

Link(s)

Priscila da Silva Soares – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2959005221946343

Educação e Pesquisa  – EP: https://www.scielo.br/j/ep/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOARES, P.S. and AMARAL, C.A. Educadores não-docentes na formação cidadã: possibilidades para a assistência estudantil [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/03/21/educadores-nao-docentes-na-formacao-cidada-possibilidades-para-a-assistencia-estudantil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation