O ensino de Geografia pode articular diferentes concepções de desenvolvimento

Vinicius Santos Almeida, estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Paula Cristiane Strina Juliasz, editora-chefe da Revista GEOUSP e professora doutora no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico GEOUSP.O dossiê Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geografia, publicado no volume 27 da Revista GEOUSP – Espaço e Tempo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), apresenta uma pesquisa sobre a conceituação de desenvolvimento na Geografia e sua articulação com a Geografia Escolar.

O dossiê foi organizado pelos professores doutores Mónica Arroyo (FFLCH-USP) e Péter Bagoly-Simó (Universidade Humboldt de Berlim) e introduz uma problematização acerca de diferentes concepções de desenvolvimento no Brasil e na Alemanha, especificamente como esses olhares compõem documentos escolares, dentre eles documentos curriculares e livros didáticos.

Os quatro artigos que compõem o dossiê apresentam os resultados de investigações ocorridos no seio do projeto The Scalarity of Development: Geographic Dialogues between São Paulo and Berlin, da qual participaram pesquisadores geógrafos da Universidade de São Paulo e da Universidade Humboldt de Berlim. O artigo O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão de Girotto e Bagoly-Simó (2023) expõe uma investigação do conceito de desenvolvimento a partir da análise de documentos curriculares de Geografia brasileiros e alemães.

A análise de livros didáticos compõe a metodologia do artigo A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha) de Jesus Neto, Reinke e Bagoly-Simó (2023) e o artigo A abordagem dos transportes em livros didáticos de Geografia em países latino-americanos de Santos e Bagoly-Simó (2023). Outro tipo de documento analisado foi o programa de cursos de graduação de Geografia no Brasil, especificamente na disciplina de Geografia Econômica, apresentado por Arroyo, Lima e Venceslau (2023) no artigo Geografia Econômica e desenvolvimento: diferentes abordagens nos programas de cursos de graduação no Brasil. No gráfico apresentado no artigo, pode-se observar os conceitos de desenvolvimento mencionados nos programas de Geografia Econômica.

Gráfico. Conceitos de desenvolvimento mencionados nos programas de curso de Geografia Econômica.

Imagem: ARROYO; LIMA; VENCESLAU, 2023.

Figura 1. Conceitos de desenvolvimento mencionados nos programas de curso de Geografia Econômica.

O que se entende por desenvolvimento variou ao longo do tempo, ao passo que diferentes perspectivas foram postas no debate acadêmico e no debate público. Nem sempre são coincidentes as noções de desenvolvimento a depender do contexto no qual elas são inseridas. Mas é possível dizer que o termo faz parte do cotidiano e apenas isso já é o suficiente para justificar a importância de discuti-lo. Segundo os organizadores do dossiê:

(…) o debate sobre concepções, estilos e modelos de desenvolvimento é de longa data. É uma questão que perpassa a Economia e as Ciências Sociais desde a sua origem, mas que se intensifica sobretudo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em torno da profundidade dos conflitos de interesse político-social na nova geografia de poder instaurada nesse contexto (ARROYO, BAGOLY-SIMÓ, 2023, pp. 2).

As abordagens brasileira e alemã sobre a noção de desenvolvimento parecem ter um ponto de distanciamento bastante expressivo nos artigos do dossiê: a diferente formação histórico e territorial, os diferentes impactos do colonialismo, a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar permitem distinções na forma como se trata do assunto no contexto do ensino de Geografia.

A partir de um olhar sobre o mundo ainda compartimentado regionalmente e referenciado em diferentes teorias econômicas clássicas, a crítica que se estabelece em torno da noção de desenvolvimento desigual nos discursos escolares e universitários brasileiros contrasta com um olhar de Berlim para o mundo fundamentado menos para paradigmas regionais e mais enfático na globalização que, assim como a ausência de debates pós-coloniais, coexiste com a importante discussão sobre desenvolvimento sustentável, esta ausente no contexto brasileiro.

Os artigos trazem refinados resultados de um intenso intercâmbio acadêmico baseado na atualidade da discussão sobre desenvolvimento, o que significa repensá-lo epistemologicamente, e apontam diversos caminhos para esse trabalho, evidenciando que este é um tema pertinente para pensar o mundo hoje. Por fim, a diversidade de abordagens precisa estar acessível para que se possa avançar a forma como entendemos e praticamos o desenvolvimento hoje e como ele poderá ser no futuro.

Para ler os artigos, acesse

ARROYO, M. and BAGOLY-SIMÓ, P. Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geografia. GEOUSP [online]. 2023, vol. 27, no. 1, e210605 [viewed 29 June 2023]. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.210605.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/geo/a/pssML65RgRBb7YnQTV9Ymxw/

ARROYO, M., LIMA, F. and VENCESLAU, I. Geografia Econômica e desenvolvimento: diferentes abordagens nos programas de cursos de graduação no Brasil. GEOUSP [online]. 2023, vol 27, no. 1, e208360 [viewed 29 June 2023]. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208360.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/geo/a/hC7wSM7Gjtg97NT7bMVN7vq/

GIROTTO, E. D. and BAGOLY-SIMÓ, P. O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão. GEOUSP [online]. 2023, vol.l 27, no. 1, e208432 [viewed 29 June 2023]. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208432.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/geo/a/gKQYdj7CNX8XGbJ6LFQYyvj/

JESUS NETO, A.G., REINKE, V. and BAGOLY-SIMÓ, P. A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha). GEOUSP [online]. 2023, vol. 27, no. 1, e208347 [viewed 29 June 2023]. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208347.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/geo/a/WYTNsTLjr4VsDcQt34dS9RR/

SANTOS, B.C. and BAGOLY-SIMÓ, P. A abordagem dos transportes nos livros didáticos de Geografia em países latino-americanos. GEOUSP [online]. 2023, vol. 27, no. 1, e208371 [viewed 29 June 2023]. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208371.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/geo/a/6GnDBByRNmSjhBfYnHVkFMp/

Links externos

GEOUSP – GEO: https://www.scielo.br/j/geo/

GEOUSP – Site: https://www.revistas.usp.br/geousp/issue/view/12497

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALMEIDA, V.S. and JULIASZ, P.C.S. O ensino de Geografia pode articular diferentes concepções de desenvolvimento [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/29/o-ensino-de-geografia-pode-articular-diferentes-concepcoes-de-desenvolvimento/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation