Vivian Massullo Silva. Professora universitária, Doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa NIASE/UFSCar. São Carlos, SP, Brasil.
Fabiana Marini Braga: Professora associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
Estudo realizado por pesquisadoras do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) mostra que o curso de formação pedagógica dialógica para professores da educação básica contribui para a criação de sentido na profissão. Embasada na metodologia comunicativa, a pesquisa foi realizada durante a pandemia da covid-19 com 16 professores(as) e a partir da aplicação de uma Tertúlia Pedagógica Dialógica com leituras de textos científicos.
O artigo Formação Pedagógica em Aprendizagem Dialógica: Contribuições para a formação de professores(as) em tempos de distanciamento social teve o objetivo de compreender o impacto da formação dialógica no conhecimento teórico e prático de professores(as) e sua relação com o enfrentamento do isolamento social durante a pandemia.
Embasadas em estudos internacionais que investigaram os impactos da formação dialógica do professorado, as autoras discorrem sobre como as evidências científicas aliadas a formação de professores(as) são capazes de dar respostas para os problemas enfrentados durante a pandemia, resultando na melhora do desempenho profissional docente e, consequentemente, o desempenho acadêmico dos(das) alunos(as).
Segundo as autoras, “a principal motivação para a pesquisa se deu pela necessidade de minimizar os efeitos negativos causados pelo isolamento e pelo aumento da desigualdade social durante a pandemia”. Instrumentalizar as pessoas com conhecimento científico na sociedade da informação, em um movimento contrário ao descrédito da ciência pelas instituições governamentais, pode promover a mobilidade social de grupos vulneráveis.
Com destaque, os principais resultados se dividem em elementos excludentes e transformadores. Como excludentes os(as) professores revelam o acúmulo e o excesso de trabalho, a falta de familiaridade com a tecnologia, formações de professores(as) baseadas em opiniões não científicas, a estrutura verticalizada e a ausência de diálogo com a gestão escolar. Entre os transformadores encontram-se o trabalho com evidências, a Dimensão Instrumental na formação de professores(as) e o sentimento de solidariedade no grupo.
Assim como demonstra o estudo de Silva, Braga e Mello (2021), esse recorte evidencia que a formação de professores(as) precisa estar alinhada com as evidências científicas não somente em contextos de dificuldade, como é o caso da pandemia da covid-19, mas uma formação permanente que integre a comunidade científica internacional.
Referências
CREA. Relatório INCLUD-ED Final: Estratégias para a inclusão e coesão social na Europa a partir da educação [online]. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2012 [viewed 25 July 2023]. Available from: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/12/740922c2359d3ca752de853bbb798930.pdf
GÓMEZ, J. et al. Metodologia Comunicativa Crítica. Barcelona: El Roure, 2006.
REIMERS, F.M. and SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. 2020, vol. 14, no. 4 [viewed 25 July 2023]. Available from: https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/framework_guide_v2.pdf
SILVA, A.R.N., BRAGA, F.M. and MELLO, R.R. Formação pedagógica em aprendizagem dialógica em tempos de distanciamento social. Revista Humanidades & Inovação. 2021, vol. 8, no. 40, pp. 252-267 [viewed 25 July 2023]. Available from: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5102
Links externos
Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/
Educação em Revista – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/index
Educação em Revista – Instagram: https://www.instagram.com/educacaoemrevista/
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/
COMMUNITY OF RESEARCH ON EXCELLENCE FOR ALL (CREA): https://crea.ub.edu/index/
NIASE – Facebook: https://www.facebook.com/niaseufscar/
NIASE UFSCAR: https://www.niase.ufscar.br/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários