Proposta pedagógica com resultados sob diferente análise contribui para melhoria da formação técnica

Paulo Cesar Mioralli, Professor, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Catanduva, SP, Brasil. 

Elson Avallone, Professor, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Catanduva, SP, Brasil. 

Logo do periódico Educação em Revista.

O ensino técnico profissionalizante tem por ideal formativo propiciar o desenvolvimento integral do estudante para atuação no mercado de trabalho. Para atingir este fim, os docentes têm optado por diferentes abordagens de ensino no encalço de metodologias que impliquem autonomia e liberdade para tomada de ações no perfil do futuro profissional. No artigo Construção de um túnel de vento didático como aplicação pedagógica no ensino técnico, publicado no periódico Educação em Revista, vol. 39 (2023), os autores Paulo Cesar Mioralli e Elson Avallone, docentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Catanduva, propõem uma prática pedagógica cujo processo de desenvolvimento e forma de análise de resultados podem potencializar o aprendizado discente para sua plena integração no setor industrial.

Nos dias hodiernos as indústrias têm a necessidade de colaboradores que, além de compreenderem fenômenos físicos, sejam capazes de executar procedimentos técnicos que demandam encadeamento de ideias com pressupostos adequados para o êxito de uma determinada atividade. Os autores do artigo, baseados em anos de vivência com alunos de ensino técnico, entendem que há lacunas de aprendizado no que tange especialmente à competência procedimental do egresso quando utilizadas práticas tradicionais de ensino em sala de aula. 

Outrossim, estudos que se propõem a analisar práticas pedagógicas têm focado apenas em um dos seguintes aspectos de aprendizagem: qualitativos, visando averiguar o desenvolvimento cognitivo do discente e; quantitativos, estes atrelados à capacidade de matematização e de execução técnica. Nesse prisma, esta pesquisa busca romper esse paralelismo na análise de práticas didáticas, reconhecendo que ambos os aspectos têm igual relevância no processo formativo do aluno.

Fotomontagem com quatro diferentes imagens do processo de construção do túnel de vento do projeto.

Imagem: arquivo pessoal dos autores.

Em cursos técnicos voltados ao setor industrial, o desenvolvimento de projetos e atividades experimentais têm se mostrado como alternativas metodológicas que tendem a facilitar a conexão entre teoria e prática, objetivando melhorar o desempenho do aluno no ambiente profissional. Ao alcance desse intento, é apresentada uma proposta pedagógica constituída pelo desenvolvimento do projeto de um túnel de vento agregado a um ensaio experimental. A proposta foi aplicada a alunos de um curso técnico em mecatrônica integrado ao ensino médio e induz o leitor a repensar sobre metodologias habituais de ensino, mostrando que a simples transmissão de conhecimentos em sala de aula, bem como o empirismo reprodutivista em práticas experimentais, podem não se configurar em opções didáticas capazes de priorizar a formação integral.

Por meio de uma mediação docente dialógica e dinâmica, além dos resultados na aprendizagem a partir do desenvolvimento do projeto em si, também foram averiguadas a integração de conteúdos e a interdisciplinaridade. Adicionalmente, foram descritos os procedimentos técnico-matemáticos envolvidos na construção do equipamento e no ensaio experimental. 

Os resultados mostraram que a proposta pedagógica pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos estudantes interconectar e assimilar, de maneira mais contundente, conteúdos e disciplinas a partir de uma visão holística, que se contrapõe ao que costuma ser fragmentado em processos didáticos tradicionais. Além disso, os resultados obtidos podem ainda subsidiar análises de trabalhos similares, permitindo reproduções mais fidedignas e decorrente comparação de resultados.

Referências

ARAÚJO, M.S.T. and  ABIB, Maria L.V.S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física [online]. 2003, vol. 25, no. 2, pp. 176-194 [viewed 10 October 2023]. Available from: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?lang=pt 

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas [online]. 2011, vol. 32, no. 1, pp. 25-40 [viewed 10 October 2023]. https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Available from: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0 

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/index

Educação em Revista – Instagram: https://www.instagram.com/educacaoemrevista/

Paulo Cesar Mioralli – Lattes: http://lattes.cnpq.br/7954830438234781 

Elson Avallone – Lattes: http://lattes.cnpq.br/4406895105042349 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

AVALLONE, E. and MIORALLI, P.C. Proposta pedagógica com resultados sob diferente análise contribui para melhoria da formação técnica [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/10/proposta-pedagogica-com-resultados-sob-diferente-analise/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation