Diogo Angeli. Professor do Departamento de Artes Corporais/IA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre e Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP. Autor do livro “A arte da Videodança: olhares intermidiáticos” (2020). Campinas-SP/Brasil.
Marcelo Rocco. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Artes Cênicas. Professor permanente PPGAC (UFOP) e professor colaborador PPGARTES (UFMG). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte (MG)/ Brasil.
O artigo Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego, escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil), publicado pela Revista Brasileira de Estudos da Presença, vol. 13, no. 3 (2023), busca investigar as possibilidades expressivas da dança a partir do espaço virtual. Neste caminho, este texto analisa espaços percorridos pelo corpo em movimento em diálogo com a tecnologia (ANGELI, 2020), chegando, assim, à linguagem da videodança como um possível objeto de estudo na contemporaneidade, capaz de oferecer diferentes percursos reflexivos e poéticos ao corpo.
Sendo assim, optamos por investigar aspectos sociais e políticos relevantes à parte da realidade brasileira, numa profusão de signos relativos à linguagem híbrida, tecnológica e virtualizada da cena contemporânea.
Nesse aspecto, indagamos: como as especificidades criativas da videodança podem contribuir para tais discussões?

Figura 1 – Hiago Ramos e Wagner Silva (Cia. Eclipse) na videodança Fôlego (2018). Fonte: YouTube.
A partir da análise da videodança Fôlego, o artigo discute a violência praticada contra o corpo negro, tendo como parte do recorte a cidade de Campinas (SP).

Figura 2 – Frames da videodança Fôlego (2018), direção de Diogo Angeli. Fonte: YouTube.
Para tal estudo, este trabalho realizou um breve panorama acerca de parte da historicidade da escravidão no Brasil, em especial na cidade de Campinas (SP), local de criação da obra e de vivência dos artistas e autores do trabalho. Trabalhamos com o conceito de necropolítica de Achille Mbembe – (MBEMBE, 2014, 2016); (ROCCO; ANGELI, 2020) – para justificar um percurso histórico que se inicia no período colonial brasileiro. Esse recorte busca associar a escravidão e a ascensão das culturas de café e de cana-de-açúcar no interior paulista, mostrando parte de seus desdobramentos na atualidade.
O Brasil, com suas intensas contradições, comporta a existência de leis trabalhistas, conquistadas com muitos embates e lutas, e ainda convive com trabalhos análogos à escravidão, subvertendo o entendimento tácito da constituição e de suas vertentes democráticas. A escravidão, vista como algo datado e quase lendário por parte da população, passa a ser debatida e investigada ao longo dos séculos XX e XXI, na busca de suas origens e prováveis consequências.
O artigo encontra na linguagem da videodança um caminho para discutir tais questões.
Referências
ANGELI, Diogo. A arte da videodança: olhares intermidiáticos. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista do PPGAV [online]. 2016, vol. 32, p. 123-151 [viewed 15 August 2023]. Available from: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.
ROCCO, M.; ANGELI, D. Mil Litros de Preto: uma poética sobre a necropolítica. Conceição/Conception [online]. 2020, vol. 9, n. 00, p. e020004 [viewed 15 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8660778. Available from: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8660778.
Para ler o artigo, acesse
ANGELI, D. and ROCCO, M. Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego: escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil). Revista Brasileira De Estudos Da Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 3, pp. 1–27 [viewed 15 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660128194vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/vJ4BNGkbVqDsDBC6XG9fWqN/
Links Externos
Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep
Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca
Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram
Diogo Angeli – Site: https://diogoangeli.wixsite.com/diogoangeli
Videodança Fôlego (YouTube, 2018): https://youtu.be/z3pswwOzObw
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários