Elaboração de diários com abordagem socioanalítica melhora as práticas e experiências educacionais

Rosa Emilia Moraes, Jornalista científica para Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil. 

Logo do periódico Educação & Sociedade

Estudo conduzido por pesquisadoras da Universidade de Minas Gerais (UFMG) demonstra que a socioanálise aplicada à docência traz benefícios significativos tanto para professores quanto para estudantes, incluindo uma melhor compreensão das perspectivas dos alunos e um impacto terapêutico na construção de suas narrativas educacionais. A metodologia aplicada na pesquisa envolveu a participação ativa de alunos de graduação, que elaboraram diários, registrando suas jornadas educacionais.

Os resultados, que estão reunidos no artigo Exercício da Socioanálise na Docência: uma articulação entre a sociologia e a pesquisa-formação, publicado pelo periódico Educação e Sociedade (vol. 45, 2024), apontaram que a ferramenta implica em melhorias significativas das práticas pedagógicas. De acordo com o artigo, o processo não apenas aprofunda o entendimento dos professores sobre os desafios e facilidades enfrentados pelos estudantes, mas também oferece aos discentes uma maneira de refletir sobre a evolução de suas próprias trajetórias educacionais.

Três pessoas — duas mulheres e um homem — estão sentadas em torno de uma mesa de madeira em uma sala iluminada com uma ampla porta de correr ao fundo. A mulher no centro está escrevendo em um caderno, enquanto o homem à sua esquerda a observa com um sorriso. À direita, a outra mulher, que está levemente desfocada, sorri olhando para a mesa.

Imagem: Freepik.

O trabalho foi realizado com alunos da disciplina de Sociologia da Educação de 14 cursos de licenciatura ministrados na instituição onde lecionam as autoras. Os alunos foram orientados a escrever narrativas autobiográficas sobre suas trajetórias educacionais, com uma abordagem socioanalítica, sob a orientação de seus professores e influenciados pelos conhecimentos absorvidos dos textos analisados e debates em sala de aula. No artigo, as autoras descrevem a metodologia aplicada no trabalho e analisam trechos de textos produzidos no primeiro semestre de 2021.

O artigo é um segmento de uma ampla pesquisa intitulada “O Diário de Afiliação Como Dispositivo Pedagógico na Formação Inicial: Refletir Sobre a Socioanálise na Docência” e visa fomentar uma pedagogia da afiliação ao estimular a aplicação de práticas socioanalíticas no ensino.

Montagem artística simulando uma página de diário, apresentando um relato escrito em português no centro, sobre um fundo bege. A composição inclui elementos gráficos que imitam pedaços de jornal, fita adesiva e tecido, todos em cores pastéis. A estética sugere um arranjo cuidadoso, evocando a sensação de um diário pessoal manuscrito e decorado.

Imagem: Elaboração das autoras.

Os chamados “Diários de Afiliação” levam este nome por serem um registro do processo observado por Alain Coulon (2008), que identifica três fases da socialização acadêmica: estranhamento, aprendizagem e afiliação. Os dois primeiros tratam da ruptura social vivenciada pelos ingressantes de uma universidade, que experimentam um deslocamento cultural e muitas vezes físico do contexto em que passaram os anos escolares. A afiliação representa o estágio final, que posiciona o estudante universitário como membro pleno da comunidade acadêmica no momento em que ele passa a adotar as práticas, métodos e atitudes da instituição à qual está ligado.

A sociologia, enquanto o estudo dos agrupamentos humanos e estruturas sociais estabelecidas pela interação dos indivíduos, constitui-se em uma ferramenta de grande valia para a Educação, já que compreender a sociedade que se busca educar é um princípio consolidado nas teorias de muitos pensadores, como Émile Durkheim.

Referências

COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Editora da UFBA, 2008.

Para ler o artigo, acesse

COUTINHO, P.O and CUNHA, M.A.A. O exercício da socioanálise na docência: uma articulação entre a sociologia e a pesquisa-formação. Educ. Soc. [online]. 2024, vol. 45, e271964 [viewed 09 May 2024]. https://doi.org/10.1590/ES.271964. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/by77MbR86nc5V8SdpkMB7Hn/ 

Links Externos

Educação & Sociedade – ES: www.scielo.br/es

Educação & Sociedade – Redes sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram

Edição completa da Educação & Sociedade (vol. 45, 2024): https://www.scielo.br/j/es/i/2024.v45/

Universidade Federal De Minas Gerais – Site: https://ufmg.br/ 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, R.E. Elaboração de diários com abordagem socioanalítica melhora as práticas e experiências educacionais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/05/09/elaboracao-de-diarios-com-abordagem-socioanalitica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation