Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena

Renata Lourenço dos Santos, professora, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Caetité, Bahia, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista.

O artigo Literatura indígena: entre memórias, publicado no volume 39 da Educação em Revista, explora o papel dos escritores indígenas brasileiros na produção literária, conectando sua luta por direitos ao desenvolvimento dessa literatura. Através de uma revisão bibliográfica e audiovisual, destaca-se a importância dessa produção enquanto registro da memória oral e da busca desses povos por reconhecimento.

O manuscrito foi submetido a uma avaliação por pares aberta e o parecer de Maria Gorete Neto, intitulado Literatura produzida por povos indígenas, foi publicado no mesmo volume. Neste texto, a autora do estudo discorre e expande sobre a experiência da avaliação aberta e a parecerista compartilha sobre o processo em um vídeo.

Incentivando mais e mais as leituras indígenas, este artigo é uma contação de história. Contações que as autoras do estudo, Eliana Márcia dos Santos Carvalho e Renata Lourenço dos Santos, garantem terem sido fundamentais para evoluírem em seus trabalhos e pesquisas, com destaque para o formato de avaliação por pares aberta, um diferencial que, a princípio, pareceu custoso e demorado, mas que, ao final, com a evolução do artigo, tanto no estilo quanto no argumento, fez todo sentido.  

Durante as revisões abertas foi incentivada a interação com os avaliadores, a escuta de sugestões para aprimoramento do artigo, inclusive novas propostas de avaliação, esclarecendo as etapas e o tema que conduziram esta investigação. Foi uma oportunidade de conhecer colegas de outras universidades e suas pesquisas, indicativos do crescimento das atividades na área das ciências humanas (ou literatura) no Brasil, levando as pesquisadoras a exporem o seu trabalho, materializando os sentidos e significados da investigação, refletindo e questionando novas possibilidades de aprofundamento do tema.

A proposta de banca aberta foi, na verdade, uma roda aberta de conhecimento, com pessoas trocando afinidades, bibliografias, lapidações de pesquisas. Rodas que contemplaram a diversidade que somos, incluindo e repensando identidades. Formato este que acabou por agregar ao processo vínculos e novas possibilidades de construção, produção e circulação de ciência. 

Esse artigo também busca agregar conhecimento. Justamente o grande movimento que os povos indígenas têm feito secularmente, eles e a mãe natureza, agregar.  As contribuições dos povos indígenas aos demais povos são inúmeras, manifestando-se na escrita, no canto, nos rituais, ou nas pinturas corporais. Nesse sentido, o estudo de sua literatura é uma excelente oportunidade de aproximação da história desses povos e, ao mesmo tempo, de nossa própria história enquanto brasileiros. 

Leia o press release sobre o artigo em: De consumidores a produtores, indígenas atuam na consolidação de uma literatura própria.

Assista a seguir ao vídeo de Maria Gorete Neto, falando sobre a experiência e processo de avaliação por pares aberta:

Semana Especial Educação em Revista

Referências

BANIWA, G.S.L. O Índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, DF: MEC; Unesco, 2006.

GRAÚNA, G. Contrapontos da Literatura Indígena Contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

JEKUPÉ, O. Literatura escrita pelos povos indígenas. São Paulo, SP: Scortecci, 2009.

KRENAK, A. Encontros. Org. Sergio Cohn. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.

RODRIGO, S. (Dir.). Índio Cidadão? [online]. Distrito Federal, Brasília: 7g Documenta, 2014, MP4. (52’04’’), Son., color., Português [viewed 04 June 2024]. Available from: https://youtu.be/Ti1q9-eWtc8?si=4gXr1551Q6PG9Fwr 

FLICHINHA: Infâncias e Literaturas nativas [online]. TV Uneb Seabra. YouTube. 2020, 1h32min10s [viewed 04 June 2024]. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=GpI8hwSZcj8&t=1897s  

MUNDURUKU, D. Professor Edson Kayapó e a importância da Literatura Indígena [online]. YouTube. 2015, 4 min27s [viewed 04 June 2024]. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=sIQ5KFhF2dU&t=137s  

Para ler o artigo, acesse

CARVALHO, E.M.D.S. and SANTOS, R.L.D. Literatura indígena: entre memórias. Educ. rev. [online]. 2023, vol. 39, e38419 [viewed 04 June 2024]. https://doi.org/10.1590/0102-469838419. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/t89qs8VFNXD66bM5Jg3NM5J/

Para ler o press release, acesse

SANTOS, R.L. De consumidores a produtores, indígenas atuam na consolidação de uma literatura própria [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed 04 June 2024]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/03/31/de-consumidores-a-produtores-indigenas-atuam-na-consolidacao-de-uma-literatura-propria/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista: Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SANTOS, R.L. Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/06/04/construcoes-coletivas-a-avaliacao-por-pares-aberta-de-um-artigo-sobre-literatura-indigena/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation