Influência das fontes das notícias na propagação de fake news sobre marcas

Almir Martins Vieira, Editor-chefe, Revista de Administração Mackenzie (RAM), São Paulo, SP, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente, Revista de Administração Mackenzie (RAM), São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico RAM - Revista de Administração MackenzieO artigo Um estudo experimental do efeito da fonte da notícia na disseminação de fake news, publicado na Revista de Administração Mackenzie – RAM (vol. 26, no. 1, 2025), investiga de que forma a credibilidade da fonte e da notícia (verdadeira versus falsa) se entrelaçam quando há a intenção de disseminação de uma notícia falsa sobre uma marca e revela que uma fonte confiável é crucial para que os usuários acreditem na notícia e a propaguem, mas que apenas a credibilidade da fonte não basta, a informação também precisa ser crível.

As fake news têm sido sinônimo de alerta para a sociedade pelos prejuízos que podem trazer às instituições, às empresas, bem como à imagem de uma pessoa pública. Ainda que venham a ser esclarecidas pela parte atingida, as informações falsas veiculadas deixam um resquício de dúvida nos receptores, e demandam estratégias eficazes e rápidas para reparar os danos causados. No caso das organizações, a disseminação de uma informação pode impactar suas vendas, sua relação com o setor do qual faz parte e, consequentemente, seu posicionamento no mercado.

Por meio de um estudo experimental com 153 participantes foi identificado que uma fake news, quando associada a uma fonte existente, pode aumentar a percepção de credibilidade dessa fonte, o que, por sua vez, eleva a credibilidade da notícia e favorece a disseminação da notícia. A credibilidade da fonte isoladamente não garante a disseminação da informação, pois os destinatários também precisam acreditar na veracidade da notícia. De forma que quando a fonte é verdadeira, ela reforça a credibilidade da mensagem, facilitando sua aceitação e disseminação.

Imagem roxa com a ilustração de uma cabeça humana desenha em preto, com diversos cabos e a palavra "fake news" escrita dentro da cabeça.

Imagem: Pixabay

As principais contribuições da pesquisa destacam como as pessoas são facilmente persuadidas e como fake news podem ser criadas e disseminadas por meio da associação a fontes verdadeiras e credíveis, conferindo-lhes aparente legitimidade, registro semelhante ao feito por Pennycook & Rand (2022).

Isso reforça a importância do monitoramento pelas marcas e da educação dos consumidores sobre a verificação de informações, além da necessidade de mecanismos eficazes de checagem de fatos nas redes, com apoio de órgãos reguladores. Como a pesquisa usou uma amostra não representativa e focou no Instagram, pesquisas futuras podem explorar outros contextos ou redes sociais.

Para ler o artigo, acesse

MESQUITA, E., et al. An experimental study of the effect of the news source on the dissemination of fake news. RAM. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2025, vol. 26, no. 1 [viewed 15 April 2025]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG250192. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/BktmsHcgCXZwFqS86ZGY9VG/

Referências

PENNYCOOK, G. and RAND, D.G. Accuracy prompts are a replicable and generalizable approach for reducing the spread of misinformation. Nature Communication [online]. 2022, vol. 13, no. 1 [viewed 15 April 2025]. https://doi.org/10.1038/s41467-022-30073-5. Available from: https://www.nature.com/articles/s41467-022-30073-5

Links externos

RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM

RAM. Revista de Administração Mackenzie – site

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VIEIRA, A.M. and SILVA, V.B.S. Influência das fontes das notícias na propagação de fake news sobre marcas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/04/15/influencia-das-fontes-das-noticias-na-propagacao-de-fake-news-sobre-marcas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation