A publicação Revista Intercom discute democratização, participação e revelações da pesquisa em Comunicação

Mariana Guedes Conde, Jornalista e mestre em comunicação, Teresina, PI, Brasil

interc_logoO volume 39, número 3, de Intercom ‒ Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), encontra-se em acesso aberto no SciELO e no Portal da Intercom pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). O último número de 2016 marca a conclusão de um ano em que diversas mudanças foram realizadas no periódico para atender melhor aos critérios de indexação, desde a periodicidade, que passou a ser quadrimestral, até o projeto gráfico, também reformulado para dar maior fluidez à leitura, sem deixar de atender às normas.

A edição, como usualmente, apresenta variedade temática, teórica e metodológica, com destaque para assuntos que giram em torno da política, democracia, cidadania e suas relações com a comunicação apresenta três eixos, sendo eles: “Democratização do ensino e da Comunicação”, “Participação e controvérsia pública” e “Documentos e revelações da pesquisa em Comunicação”. Três autores estrangeiros colaboraram neste número, dois argentinos e um português, o que revela o diálogo com pesquisadores interessados em problemáticas que atravessam fronteiras. A organização foi das professoras Cicilia Peruzzo (UMESP) e Maria Ataíde Malcher (UFPA).

O primeiro eixo une trabalhos que discutem iniciativas de democratização da Comunicação, seja por meio do ensino, do debate conceitual ou do acesso à comunicação pelos cidadãos. Estão neste eixo os artigos “Curso de graduação em Jornalismo da Terra: construindo uma outra comunicação pela vivência de uma cidadania insurgente”, de Márcia Vidal Nunes (UFC) e Catarina Tereza Farias de Oliveira (UFC); “Acceso y participación ciudadana. Una actualización de indicadores para la democratización de las comunicaciones”, de Alejandro Linares (Universidade de Buenos Aires); e “Alteridade, sofrimento social e potência política em relatos de si no projeto “SP Invisível” no Facebook”, de Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG), Luis Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero) e Tamires Ferreira Coêlho (UFMG).

O segundo eixo trata do papel político das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) na sociedade, em especial do espaço que redes sociais como o Facebook e o Twitter têm propiciado para o debate do público sobre assuntos como futebol, política e manifestações populares. Fazem parte deste grupo os artigos “Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook”, de Haroldo de Sá Medeiros (UNIR), Joanice Maria Araújo Diniz (Unifor) e Danielle Miranda de Oliveira Arruda (UFC); “#vergonhabrasil: controvérsias midiatizadas no Twitter durante e após o jogo Brasil 1 x 7 Alemanha”, de autoria de Carlos d’Andréa (UFMG); e “O discurso de veículos jornalísticos e a repercussão da audiência no Twitter sobre os protestos de 15 de março de 2015 no Brasil”, escrito por Raquel Recuero (UFRGS), Maria Clara Aquino Bittencourt (Unisinos)  e Gabriela Zago (UCPel).

O terceiro eixo revela em dois dos seus três artigos a contribuição da Intercom para a reunião do conteúdo analisado. Os artigos “Um retrato da pesquisa em mídia pública no Brasil”, de Guilherme Carvalho (Uninter) e “Revistas de comunicação brasileiras registram a pesquisa sobre rádio (2002-2012)”, de Doris Fagundes Haussen (PUC – RS), utilizaram os anais de congressos da Intercom e antigas edições da Revista Intercom como base para o seu corpus.  Deste eixo faz parte, ainda, o artigo “El nuevo cine de espectáculo como estrategia comercial. Un análisis de las tendencias del consumo de cine en salas”, de autoria de Marina Moguillansky (Universidad Nacional de San Martín – UNSAM, Argentina).

A seção “Arena”, espaço flexível da Intercom destinado à discussão de temas polêmicos e emergentes relacionados à Comunicação, também está de volta nesta edição trazendo o artigo “Plágio acadêmico: a responsabilidade das associações científicas”, de Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (UFPR), que aborda a responsabilidade civil das associações científicas em relação ao plágio cometido por colaboradores que submetem trabalhos aos seus congressos, baseada na legislação vigente de proteção aos direitos do autor.

O entrevistado da edição é o professor e pesquisador Jorge Pedro Sousa do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal. A entrevista aborda temas como a formação acadêmica, produção e profissionalização do fotojornalismo e sua relação com chamados cidadãos-repórteres e foi realizada por Aline Gama de Almeida e Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Por fim, Marcelo de Oliveira Volpato, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Ricardo Gouveia, do Centro Universitário FIAM-FAAM, assinam, respectivamente, as resenhas dos livros “Ciberjornalismo de proximidade: redações, jornalistas e notícias online”, de Pedro Jerónimo, e “Jornalismo e Poder Legislativo: relações entre mídia e política no Brasil”, de Zélia Leal Adghirni.

Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) recebe artigos em fluxo contínuo com foco em Comunicação Social, respeitando a interdisciplinaridade e abrangência temática, refletidas nesta edição e características da área. As editoras reforçam a missão de, em 2017, continuar aprimorando o periódico e contribuir para a geração e circulação de conhecimento científico, divulgando pesquisas e promovendo interlocuções entre autores nacionais e internacionais também de áreas não tradicionais da ciência.

Para ler os artigos, acesse

Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. vol.39 no.3 São Paulo Sept./Dec. 2016

Link externo

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERC:  www.scielo.br/interc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CONDE, M. G. A publicação Revista Intercom discute democratização, participação e revelações da pesquisa em Comunicação [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2017 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2017/03/22/a-publicacao-revista-intercom-discute-democratizacao-participacao-e-revelacoes-da-pesquisa-em-comunicacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation