Editoria Executiva da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Brasília-DF, Brasil.
O artigo O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: argumentos, debates e iniciativas, publicado na edição 263 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEPED), faz parte da seção especial do número, que celebra os 85 anos de criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nessa seção, serão publicados artigos inéditos relacionados à atuação do Inep, adentrando aspectos da memória institucional do órgão e da sua contribuição à educação brasileira, por meio da produção e disseminação de estudos e pesquisas e da avaliação da Educação Básica e Superior. Além de documentos históricos que resgatam a relevância da Instituição ao longo da história.
Considerada estratégica para as ações de disseminação e registro de uma ideologia própria no campo da educação, no decênio de 1950, a RBEP foi a principal fonte de pesquisa para a investigação empírica e bibliográfica do referido artigo, cujo objetivo foi discutir de que modo a produção científica no campo da educação se articulava com as políticas de desenvolvimento científico no Brasil naquele período. A partir da leitura dos 194 artigos publicados pela revista entre os anos de 1950 e 1959 e da identificação das temáticas mais abordadas nas pesquisas, as autoras puderam observar as influências do ideário desenvolvimentista e das mudanças de uma perspectiva psicológica para uma perspectiva sociológica da educação no período estudado.
Para as autoras do artigo, as concepções de educação expressas pelas pesquisas disseminadas pela RBEP acompanhavam as transformações em curso na sociedade brasileira e articulavam as diretrizes de base para a política de educação do país. Vale destacar que parte significativa dos autores que assinavam as publicações da RBEP, à época, possuíam vinculação direta ou indireta com os setores públicos, o que lhes facultava registrar nas páginas da revista diretrizes educacionais de interesse do Estado:
As publicações da RBEP não tinham como objetivo, somente, divulgar as produções pesquisadas por órgãos governamentais que estabeleciam diretrizes para a educação, mas atuavam como um registro das bases do governo feitos pelos indivíduos que se articulavam para que fossem estabelecidas diretrizes governamentais (MOURA, BORBA, 2022, pp. 23).
Levando-se em consideração que a educação se vincula invariavelmente a determinados espaços e tempos na história e se institui em meio às tensões da sociedade que a representa, este artigo discute questões fundamentais para aqueles que pensam e fazem educação: como se articulam as políticas, planos e programas educacionais a um projeto de nação? Em que medida a educação de um país reflete os aspectos sociais e culturais de seu povo? Nesse limiar, reitera-se a função social da RBEP como espaço institucional de registro histórico e de disseminação do pensamento educacional de seu tempo.
Referências
FERNANDES, F. Mudanças sociais no Brasil. 4 ed. São Paulo: Global, 2008.
Para ler o artigo, acesse
MOURA, A.C. and BORBA, S.M.V. O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: argumentos, debates e iniciativas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2022, vol. 103, no. 263, pp. 17-36 [viewed 1 July 2022]. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263. Available from: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Yq8sHkwzs7CcCcpbtM4rHbD/?lang=pt
Links externos
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP): http://www.inep.gov.br/institucional/historia.htm
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://rbep.inep.gov.br/
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEPED: https://www.scielo.br/j/rbeped/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários