Institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Editoria Executiva da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Brasília-DF, Brasil.

O artigo O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: argumentos, debates e iniciativas, publicado na edição 263 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEPED), faz parte da seção especial do número, que celebra os 85 anos de criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nessa seção, serão publicados artigos inéditos relacionados à atuação do Inep, adentrando aspectos da memória institucional do órgão e da sua contribuição à educação brasileira, por meio da produção e disseminação de estudos e pesquisas e da avaliação da Educação Básica e Superior. Além de documentos históricos que resgatam a relevância da Instituição ao longo da história.

Considerada estratégica para as ações de disseminação e registro de uma ideologia própria no campo da educação, no decênio de 1950, a RBEP foi a principal fonte de pesquisa para a investigação empírica e bibliográfica do referido artigo, cujo objetivo foi discutir de que modo a produção científica no campo da educação se articulava com as políticas de desenvolvimento científico no Brasil naquele período. A partir da leitura dos 194 artigos publicados pela revista entre os anos de 1950 e 1959 e da identificação das temáticas mais abordadas nas pesquisas, as autoras puderam observar as influências do ideário desenvolvimentista e das mudanças de uma perspectiva psicológica para uma perspectiva sociológica da educação no período estudado.

Pilha de revistas em um fundo branco.

Imagem: kolidzei.

Para as autoras do artigo, as concepções de educação expressas pelas pesquisas disseminadas pela RBEP acompanhavam as transformações em curso na sociedade brasileira e articulavam as diretrizes de base para a política de educação do país. Vale destacar que parte significativa dos autores que assinavam as publicações da RBEP, à época, possuíam vinculação direta ou indireta com os setores públicos, o que lhes facultava registrar nas páginas da revista diretrizes educacionais de interesse do Estado:

As publicações da RBEP não tinham como objetivo, somente, divulgar as produções pesquisadas por órgãos governamentais que estabeleciam diretrizes para a educação, mas atuavam como um registro das bases do governo feitos pelos indivíduos que se articulavam para que fossem estabelecidas diretrizes governamentais (MOURA, BORBA, 2022, pp. 23).

Levando-se em consideração que a educação se vincula invariavelmente a determinados espaços e tempos na história e se institui em meio às tensões da sociedade que a representa, este artigo discute questões fundamentais para aqueles que pensam e fazem educação: como se articulam as políticas, planos e programas educacionais a um projeto de nação? Em que medida a educação de um país reflete os aspectos sociais e culturais de seu povo? Nesse limiar, reitera-se a função social da RBEP como espaço institucional de registro histórico e de disseminação do pensamento educacional de seu tempo.

Referências

FERNANDES, F. Mudanças sociais no Brasil. 4 ed. São Paulo: Global, 2008.

Para ler o artigo, acesse

MOURA, A.C. and BORBA, S.M.V. O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: argumentos, debates e iniciativas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2022, vol. 103, no. 263, pp. 17-36 [viewed 1 July 2022]. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263. Available from: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Yq8sHkwzs7CcCcpbtM4rHbD/?lang=pt

Links externos

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP): http://www.inep.gov.br/institucional/historia.htm

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://rbep.inep.gov.br/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEPED: https://www.scielo.br/j/rbeped/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/07/01/institucionalizacao-da-pesquisa-educacional-no-brasil-a-partir-da-revista-brasileira-de-estudos-pedagogicos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation