Dialética e institucionalização da EaD: relações possíveis

Braian Veloso, professor-pesquisador, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Fenômeno complexo, a institucionalização da Educação a Distância (EaD) se mostra como processo essencial para a perenidade e a qualidade dos cursos ofertados. A fim de compreender o que chamamos de incorporação orgânica da modalidade, propomos o uso da dialética enquanto instrumento conceitual para analisar os embates gerados entre EaD e educação presencial, constatando que as contradições promovidas pelos conflitos são o próprio motor do processo. A pesquisa foi realizada pelos professores Braian Veloso e Daniel Mill e resultou no artigo Institucionalização da educação a distância pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Trata-se de recorte da tese de doutorado do primeiro autor que versa sobre a institucionalização da EaD nas universidades públicas brasileiras.

O estudo lança mão da triangulação metodológica, uma vez que utiliza diferentes instrumentos, estratégias e fontes de coleta e análise de dados. Por seu turno, a motivação e o interesse pela temática surgem da própria experiência dos autores. Braian Veloso é professor na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Daniel Mill atua na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ambos trabalham há anos com EaD e buscam, no artigo, consubstanciar suas experiências com o material empírico coletado e analisado durante o estudo.

Montagem retangular horizontal. Do lado esquerdo, um livro aberto com as folhas voando em direção para o lado direito, do lado direito, um laptop direcionado para a direita e completando a imagem do livro. Ambos estão sobre uma mesa de madeira. No fundo uma lousa em três partes preenchida em giz: na primeira pode ser um texto ou equações; na segunda, um modelo de átomo com círculos ovais ao redor do núcleo, um esquema matemático, uma fórmula química; e na terceira, duas fórmulas químicas.

Imagem: iStock Photo.

Ao propor a dialética como instrumento conceitual, a pesquisa demonstra que os aparente antagonismos entre modalidades movimentam a institucionalização. As próprias contradições geradas e mantidas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), principal política pública de indução à EaD, contribuem para a criação de embates que são fundamentais no processo dialético de incorporação orgânica dos cursos a distância.

O artigo evidencia, ao fim, que a síntese das contradições entre modalidades tende a culminar em cenários cada vez mais hibridizados. Propõe-se, dessa forma, a educação híbrida como tendência histórica que já se impõe no presente. Verifica-se que as visões dicotômicas, movimentando a institucionalização, tendem a se resolver mediante a síntese dialética do fenômeno. A pesquisa, devido ao exíguo espaço, anuncia a educação híbrida, mas deixa aberto o debate para a compreensão do que serão esses cenários de maior convergência entre EaD e educação presencial.

Referências

ENGELS, F. Anti-Dühring: a revolução da ciência Segundo o senhor Eugen Dühring. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2015.

FERREIRA, M. and MILL, D. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A.M. and MILL, D. (org.) Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

MILL, D. and CHAQUIME, L.P. Apontamentos sobre a educação híbrida como estratégia educacional para a cultura digital. In: MILL, D. and SANTIAGO, G. (org.) Luzes sobre a gestão da educação a distância: uma visão propositiva. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021.

MILL, D. and VELOSO, B. Reflexões sobre a institucionalização da modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D. and SANTIAGO, G. (org.). Luzes sobre a Gestão da Educação a Distância: uma visão propositiva. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021.

PESCE, L. As contradições da institucionalização da educação a distância, pelo estado, nas políticas de formação de educadores: resistência e superação. Revista HISTEDBR [online]. 2007, no. 26, pp. 183-208 [viewed 7 December 2022]. Available from: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4991/art11_26.pdf

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

VELOSO, B. A condição da docência na educação a distância pública brasileira. Curitiba: CRV, 2020.

Para ler o artigo, acesse

VELOSO, B. and MILL, D. Institucionalização da educação a distância pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educ. rev. [online]. 2022, vol. 38, e33842 [viewed 7 December 2022]. https://doi.org/10.1590/0102-469833842. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/rZrHFb9Dz4SJqTNyc7QfxyK/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

Braian Garrito Veloso – perfil no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFLA: https://sigaa.ufla.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3296522

Braian Veloso – Facebook: https://www.facebook.com/braian.veloso/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VELOSO, B. Dialética e institucionalização da EaD: relações possíveis [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/12/07/dialetica-e-institucionalizacao-da-ead-relacoes-possiveis/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation