Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
No processo de tomada de decisão vários fatores são levados em conta quando se trata da gestão de uma empresa. Muitas vezes é preciso considerar o que é mais vantajoso, seja do ponto de vista dos custos, seja considerando o controle exercido sobre a atividade. Um exemplo é a gestão da frota, que é uma atividade que pode ser integrada pela empresa ou contratada, utilizando-se uma frota locada.
Um questionamento que aparece é: qual a decisão que vale mais a pena? Nesse sentido, a Revista de Administração Mackenzie – RAM publicou em sua última edição (julho/agosto, vol. 23, no. 4) um estudo que propõe um novo marco teórico com a finalidade de auxiliar nesse processo de tomada de decisão.
O artigo de Dantas (2022), Modelo híbrido multicritério e de engenharia econômica para suporte à decisão na gestão de frota apresenta um modelo que possibilita ferramentas que mostram os custos e os benefícios do trade-off entre frota locada e frota própria ao órgão público responsável pela tomada de decisão sobre a frota, podendo ser considerado, portanto, um novo marco teórico que contribui para facilitar o processo de decisão na área de transporte.
Retomando a base teórica fornecida por Feldens et al. (2010), que comenta sobre os dois modelos de engenharia econômica já explorados na literatura acerca da decisão sobre a substituição da frota: engenharia econômica (EE) e pesquisa operacional (PO), Dantas (2022) opta por formular um modelo de engenharia econômica que incorpore multicritérios a aspectos econômico-financeiros para a tomada de decisão sobre a frota no caso de órgãos públicos.
Do ponto de vista metodológico, são combinadas técnicas dos modelos Utilidade Multi-Atributo (Multiple Attribute Utility Theory – MAUT), de engenharia econômica e com auxílio do Custo Total de Propriedade (TCO), ponderadas tanto qualitativa como quantitativamente.
Os resultados indicam que é possível confirmar a compatibilidade entre os critérios combinados para a formulação do novo marco para a tomada de decisão na área de transportes, possibilitando que este modelo seja aplicado para auxiliar o órgão público responsável, respeitando as preferências dos gestores e as restrições orçamentárias. Considera-se o resultado identificado como um importante avanço para o estado da arte das pesquisas sobre o tema, além de exercer seu papel como nova ferramenta de gestão.
Referências
FELDENS, A.G. et al. Política para avaliação e substituição de frota por meio da adoção de modelo multicritério. ABCustos [online]. 2010, vol. 5, no. 1 [viewed 00]. https://doi.org/10.47179/abcustos.v5i1.86. Available from: https://revista.abcustos.org.br/abcustos/article/view/86.
Para ler o artigo, acesse
DANTAS, R.F. Modelo híbrido multicritério e de engenharia econômica para suporte à decisão na gestão de frota. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2022, vol. 23, no. 4 [viewed 00]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR220138.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/fsjxzGjrB55WjqjfdTSZCMn/?lang=pt.
Links externos
Gilberto Perez – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Perez4/publications
Gilberto Perez – Linkedin: https://br.linkedin.com/in/gilberto-perez-15553023
Vitória Batista Santos Silva – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10
Mackenzie – Facebook: https://www.facebook.com/mackenzie1870
Revista de Administração Mackenzie – RAM: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários