Almir Martins Vieira, Editor-chefe, Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente, Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Nos últimos anos as organizações passaram a demonstrar uma preocupação maior com relação à diversidade para a composição de seus quadros de funcionários. A discussão sobre diversidade tornou-se um diferencial para a empresa e é algo bem-visto na percepção de quem se candidata para uma vaga de trabalho. A questão principal é o entendimento sobre a forma pela qual a diversidade influencia o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, os resultados da empresa.
A Revista de Administração Mackenzie – RAM publicou em sua última edição (vol. 26, no. 3, 2025) o estudo Gestão da diversidade e desempenho: O papel mediador da satisfação e do comprometimento no trabalho cujo objetivo é avaliar a relação entre a gestão da diversidade e o desempenho específico dos funcionários, buscando compreensão acerca de como a satisfação e o comprometimento exercem papel mediador nessa relação.
A pesquisa de Silva, Rosário e Castro (2025) investiga um tema que ainda possui poucas pesquisas em relação à dimensão da atenção que tem sido necessária por parte das organizações com relação à diversidade, em um momento no qual sinalizar propostas que contribuam para a igualdade de oportunidades, trazendo para um papel mais central os grupos que são considerados minorias, é algo tão debatido e alinhado aos objetivos de grandes organizações ao redor do mundo.

Imagem: GDJ via Pixabay
Com a aplicação de uma pesquisa quantitativa, que avaliou uma amostra não probabilística, com base nas considerações de Hair, et al. (2014), composta por 563 participantes de organizações brasileiras, com variadas características em termos de sexo, cor da pele, educação, entre outros fatores, entre os meses de maio e dezembro de 2022. O questionário foi repassado para as pessoas por meio da técnica bola de neve, que faz com que as perguntas sejam difundidas de um indivíduo para outros.
Os resultados sinalizaram que as práticas de gestão da diversidade têm efeitos positivos sobre a satisfação e o comprometimento, resultando também em impactos positivos para a performance individual — quando há mediação pelo comprometimento. Isso indica que é importante valorizar e investimentos em práticas de gestão de diversidade, além de dedicar atenção ao comprometimento dos funcionários.
Dessa forma, a criação de ambientes inclusivos pode auxiliar a reduzir conflitos no trabalho e reforçar o comprometimento dos trabalhadores. Faz-se necessário ressaltar a ainda a importância de treinamentos constantes com as lideranças, a fim de que seja ampliada a compreensão sobre como aplicar programas que enfatizem a diversidade.
Para ler o artigo, acesse
SILVA, L.P., ROSÁRIO, W.S. and CASTRO, M.A.R. Gestão da diversidade e desempenho: O papel mediador da satisfação e do comprometimento no trabalho
(2025). Gestão da diversidade e desempenho: O papel mediador da satisfação e do comprometimento no trabalho. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2025, vol. 26, no. 3, eRAMG250173 [viewed 11 July 2025]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG250173. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/hBFd9LFgLJ5Xdds9DfhyCww
Referência
HAIR Jr, J.F., et al. Multivariate data analysis (7th ed.). Pearson, 2014
Links externos
RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM
RAM. Revista de Administração Mackenzie – site
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários