Sessões especiais: Como dialogar temas de destaque internacional?

Nicolas Luis Bujak, Assessoria editorial, São Paulo, SP, Brasil

Leandro Giatti é professor associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e vem atuando com temas de sustentabilidade e saúde, saúde ambiental, promoção da saúde, ciência pós-normal e pesquisas participativas. Giatti é curador da seção especial de 2018 – Saúde e Desenvolvimento Sustentável com Pedro Jacobi e Helena Ribeiro. A chamada temática de 2017 possibilitou a inclusão, no volume único de 2018, de uma seção especial dedicada ao mencionado campo de pesquisa. Ponto de partida para as seções especiais dos anos que virão, a seção de 2018 inspirou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco interdisciplinar e intersetorial, prioridades de Ambiente & Sociedade.

Para discutir o tema, Jacobi e Giatti (2017, p. 2), apontam “A manutenção do modelo de negócios tradicional tem gerado custos à sociedade, que multiplicam os danos à saúde e ao meio ambiente, ampliando as situações de injustiças e vulnerabilidades socioambientais, devido à poluição e ao descarte de resíduos tóxicos, e aos efeitos provocados pelas alterações climáticas nos diversos setores — habitação, transporte, fontes de energia e saneamento básico, dentre outros”.

Alexander Turra é professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) atuando nos temas Manejo integrado e conservação marinha, Impacto ambiental marinho, Mudanças climáticas, Lixo nos mares e Ecologia de populações e comunidades marinhas.

Consultado sobre a seção especial de 2019 – Oceanos, Turra argumenta que a sua principal característica é a interdisciplinaridade e a pesquisa integrada. Turra lembra que para uma abordagem real da temática é necessário incorporar diferentes áreas de conhecimento, já que as demandas que afetam os oceanos são extremamente complexas. A chamada, lançada em 2018, forma parte de um grupo de iniciativas que surgiram pela parceria da Universidade de São Paulo com a UNESCO para tratar sobre a sustentabilidade dos oceanos.

Considerando a necessidade de aprofundar o entendimento e a prática da interdisciplinaridade na pesquisa oceanográfica, o volume 22 de 2019 publicará textos que exemplifiquem e problematizem abordagens integradoras, tanto entre as ciências tradicionalmente oceanográficas, quanto entre elas e outras áreas do conhecimento, como as ciências sociais. Pretende-se que experiências de interação entre a ciência e a tomada de decisão também possam ser compartilhadas de forma a trabalhar os conceitos e a práxis de aprendizagem social e ciência pós-normal. Cabe ressaltar, que também serão recebidos textos sobre estratégias de comunicação de ciência para tomadores de decisão e para a sociedade em geral, visando completar uma visão holística e concatenada dos possíveis caminhos para a ampliação da relevância social da pesquisa oceanográfica (AMBIENTE & SOCIEDADE, 2018).

Confira no vídeo abaixo a fala de Leandro Giatti e Alexander Turra.

Referências

AMBIENTE & SOCIEDADE. Chamada 2017 – Seção especial 2018: Saúde e desenvolvimento sustentável, 2017. Disponível em: http://docdro.id/u0XYN0L

AMBIENTE & SOCIEDADE. Chamada 2018 – Seção especial 2019: Oceanos, 2018. Disponível em: http://docdro.id/hDM7saw

Para ler os artigos, acesse

JACOBI, P. R. and GIATTI, L. NEXUS FOR SUSTAINABILITY: SEARCHING FOR A NEW RATIONALITY. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.i-ii. ISSN 1414-753X. [viewed 29 August 2018] DOI: 10.1590/1809-4422asoceditorialv2022017. Available from: http://ref.scielo.org/kvyh24

Link externo

Ambiente & Sociedade – ASOC: www.scielo.br/asoc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BUJAK, N. L. Sessões especiais: Como dialogar temas de destaque internacional? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/08/29/sessoes-especiais-como-dialogar-temas-de-destaque-internacional/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation