O que indisciplina, currículo e cultura têm a nos revelar?

Silvia Araújo, Editora Executiva Rbep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, Brasília – DF, Brasil. 

Como lidar com a indisciplina no espaço escolar? Há tempos essa questão tem mobilizado educadores, nos mais diversos contextos sociais e culturais, uma vez que os efeitos da indisciplina não só impactam os processos de ensino, mas podem levar a situações crescentes de violência. Do outro lado, temos alunos insatisfeitos com as rotinas escolares e com pouco ou nenhum sentido de pertencimento à escola.

Diante desse cenário, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense se propôs a refletir sobre o tema, no artigo “A complexa relação humana no espaço escolar: o que indisciplina, currículo e cultura têm a nos revelar?”, publicado na Edição 261 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). O estudo contextualiza a dinâmica entre indisciplina, currículo e cultura, integrando revisão teórica e pesquisa de campo em duas escolas municipais do estado do Rio de Janeiro.

A análise apresentada estabelece conexões entre indisciplina na escola e práticas de ensino pouco alinhadas aos anseios dos estudantes. Todavia, aponta que o esforço de construção de espaços de diálogo e reconhecimento das diferenças na escola por parte dos professores, esbarra, entre outros fatores, na necessidade de cumprimento de currículos engessados e conteudistas, sustentados em padrões de subordinação do estudante a conhecimentos homogeneizantes.

Imagem: Unsplash.

Quando um trabalho educativo não é plural e as diferentes identidades não são respeitadas, a indisciplina se torna um caminho possível ao aluno, chamando a atenção para a sua causa, sua existência, afirmam os autores.

À luz do princípio da interculturalidade, o estudo indica caminhos que permitem repensar o fazer pedagógico, no sentido da diminuição de situações de indisciplina na escola e da construção de propostas educacionais emancipatórias que garantam o direito à diversidade.

Para ler o artigo, acesse

SANTOS, R. B. R. and QUEIROZ, P. P. A complexa relação humana no espaço escolar: o que indisciplina, currículo e cultura têm a nos revelar? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2021, vol.102, no.261 [viewed 13 October 2021]. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4619. Available from: http://ref.scielo.org/5nfr2b

Links externos

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEPED: https://www.scielo.br/rbeped

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ARAÚJO, S. O que indisciplina, currículo e cultura têm a nos revelar? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/10/14/o-que-indisciplina-curriculo-e-cultura-tem-a-nos-revelar/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation