Almanack no Bicentenário das Independências: Contribuições ao debate e História Pública

Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Logo do periódico AlmanackNos últimos anos, a Almanack dedicou um papel de destaque na promoção de eventos acadêmicos como fóruns, debates e lives e entrevistas para debater os bicentenários de independências no Brasil e na América Latina.

Desde o Fórum intitulado “Às vésperas dos 200 anos da Independência do Brasil: O quê e como discutir?”, ocorrido na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2019 e publicado em 2020 (no. 25), conseguimos produzir um bom acervo em textos e vídeos sobre a temática com a participação de renomado(a)s pesquisadore(a)s nacionais e estrangeiro(a)s.

Agora estamos propondo nos debruçar sobre esse material de forma crítica e analítica para realizarmos um balanço sobre as contribuições à historiografia e sobre o papel do periodismo neste processo. Convidamos duas renomadas pesquisadoras para nos auxiliar: a Profª Drª Kirsten Schultz e a Profª Drª Rebeca Gontijo. O Fórum acontecerá virtualmente através do nosso canal no YouTube no dia 9 de junho às 16:00hs (BR) e contará com as mediações da Profª Drª Wilma Peres Costa e do Prof. Dr. João Paulo Garrido Pimenta.

Imagem de divulgação do Fórum Almanack “Bicentenário das Independências: Contribuições ao debate e História Pública”, com Kirsten Schultz e Rebeca Gontijo. Mediação por João Paulo Pimenta e Wilma Peres Costa. 9 de julho de 2023 às 16h no canal da Revista Almanack no YouTube.

Imagem: Almanack.

Links externos

AlmanackALM: https://www.scielo.br/alm

Almanack – Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, D.S. Almanack no Bicentenário das Independências: Contribuições ao debate e História Pública [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/05/almanack-no-bicentenario-das-independencias-contribuicoes-ao-debate-e-historia-publica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation