Marina Greghi Sticca, professora Associada do Departamento de Psicologia da FFCLRP, editora chefe do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
Luciana Mourão, professora da Universidade Salgado Oliveira, Editora Adjunta do periódico Paidéia, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Víctor Gabriel dos Santos Tomaz, Mestrando, Monitor bolsista do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
A Paidéia é um empreendimento coletivo, fruto do trabalho de docentes, funcionários e colaboradores vinculados ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Atualmente, com mais de três décadas de vida, a Paidéia continua se nutrindo do trabalho de sua Comissão Editorial, que se dedica incansavelmente para atender os requisitos exigidos pelo SciELO e pelas agências de fomento.
A Paidéia foi criada em 1991 no âmbito do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP e, desde então, vem sendo publicada ininterruptamente. Atualmente, o periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e publica artigos originais na modalidade de fluxo contínuo, relacionados ao campo da Psicologia, com foco nas áreas específicas: Psicologia da Saúde, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar e Educacional e Avaliação Psicológica.
Na área da Psicologia, a Paidéia foi uma das pioneiras a implementar a publicação da versão integral dos artigos em língua inglesa já no início da década de 2010. O periódico conta com um predominante acervo de artigos derivados de relatos originais de pesquisa, bem como revisões sistemáticas de literatura, apesar da última constar em menor proporção.
Nos últimos anos houve também um considerável aumento na quantidade de autores e coautores afiliados a instituições internacionais, provenientes principalmente da América Latina e Europa, interessados em publicar em nosso periódico. Isso configura-se como um fator importante, uma vez que, historicamente, a grande maioria dos autores que publicam no periódico são de universidades, faculdades e institutos brasileiros.
Figura 1. Nuvem de palavras referente às palavras-chaves dos manuscritos publicados de 1991 a 2023.
A Paidéia também se destaca frente a outros periódicos brasileiros das áreas de Psicologia à medida que há anos mantém a tradição de publicar amplos Relatórios de Gestão, destacando indicadores referentes ao processo editorial. Através dessa prestação de contas da gestão à comunidade científica de forma periódica e sistemática, cumpre-se um requisito de transparência e accountability, o que também possibilita a comparação do fluxo editorial com anos anteriores.
O acervo integral do periódico encontra-se disponibilizado no SciELO. Entretanto, outra característica distintiva da Paidéia é sua indexação em amplo conjunto de indexadores nacionais e internacionais, incluindo SciELO, SCOPUS, Redalyc, PsycINFO, LILACS, CLASE, dentre outros.
A Paidéia também está presente nas redes sociais, a fim de difundir para amplo público o conhecimento produzido na área da Psicologia. Convidamos você para acessar nossa página no Facebook e no Twitter, onde são semanalmente divulgados posts sobre os artigos publicados pelo periódico, além de notícias relacionadas ao âmbito acadêmico e à política científica nacional e internacional.
Semana Especial Paidéia (Ribeirão Preto) 2023
- Paidéia participa da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas
- A Trajetória de 32 anos da Paidéia na Psicologia
- Adolescentes com Paralisia Cerebral e déficits no desenvolvimento de habilidades sociais
- Violência nos Relacionamentos de Lésbicas e Associações com Rede de Apoio e Suporte Social
- Paidéia publica dossiê temático sobre desafios metodológicos em Psicologia
- Autoeficácia docente é elemento fundamental para a efetivação da educação inclusiva
- Como Publicar um Artigo Científico em Revistas Qualificadas ou de Alto Impacto
- Teste de Rorschach pode ampliar compreensão sobre crianças com TDAH
- Paidéia e suas Perspectivas Futuras
Links externos
Paidéia: https://www.scielo.br/j/Paidéia/
Paidéia – Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários