Como o diálogo entre estudantes pode facilitar o processo de escrita em inglês?

Ana Vitória de Brito Souza, graduanda em Letras com ênfase em Tradução Português-Inglês, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Júlia Gonçalves Lima, graduanda em Letras em licenciatura de Português Simples, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Samantha Amorim Cota, graduanda em Letras com ênfase em Tradução Português-Inglês, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Logo periódico Texto Livre (TL)

O artigo Conferência online entre pares: uma janela de oportunidade a favor do feedback para a escrita, publicado no periódico Texto livre: Linguagem e Tecnologia (vol. 17, 2023), relaciona-se diretamente com a avaliação de impactos que o meio on-line acarretou à educação de ensino superior no período da pandemia da COVID-19. 

O estudo analisa as formas de potencializar o desenvolvimento de atividades ligadas ao aprendizado de uma nova língua, com foco principal na escrita em língua inglesa. Os dados coletados na pesquisa revelaram aspectos relacionados ao estado emocional dos estudantes no processo de escrever em outro idioma, além de fornecerem considerações importantes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas no momento de avaliação entre os alunos. 

Donesca Cristina Puntel Xhafaj e Rafael Zaccaron, professores do Centro de Comunicação e Expressão na Universidade Federal de Santa Catarina, são autores do artigo e responsáveis pela pesquisa. 

A motivação do estudo surgiu durante a pandemia da COVID-19, devido à necessidade de compreender a utilização dos recursos digitais pelos estudantes do ensino superior durante um curso de letramento em inglês oferecido pela universidade. Os autores realizaram um estudo descritivo de caráter qualitativo, e optaram pela abordagem on-line, por meio de aplicativos como o Google Meet, justificando que “as conferências on-line oferecem um canal de comunicação multimodal, em que diferentes aspectos semióticos desempenham um papel na mediação do insumo escrito” (Xhafaj; Zaccaron, 2023, p. 1).

Os pesquisadores convidaram seis graduandos em Letras, com proficiência em língua inglesa, que foram divididos em três pares para a realização de feedbacks de textos escritos em inglês. Ao decidir pela interação entre os próprios discentes, os autores propõem uma abordagem que diverge da ideia recorrente de que “no contexto de aprendizado de uma língua adicional existe uma noção geral de que o feedback dos professores é mais útil do que a opinião de outros estudantes” (Lee; Yu, 2016, p. 466, tradução nossa). 

Por intermédio de dispositivos eletrônicos, os estudantes contribuíram com entrevistas, produção e revisão de textos, até o momento principal de conversação on-line, em que puderam compartilhar e receber avaliações e considerações sobre o trabalho desenvolvido durante o estudo. Afinal, qual é a contribuição dos feedbacks fornecidos pelos estudantes durante a conversação on-line para o desenvolvimento e aprimoramento do trabalho?

Imagem vetorial exibindo uma mulher de costas em uma sala sem paredes, com duas janelas flutuantes. Ela está virada para um monitor gigante, maior que seu tamanho, que exibe uma videoconferência com quatro pessoas. Ela acena com a mão esquerda enquanto, sobre ela, flutua um balão lilás escrito "Hi", indicando que está cumprimentando os outros participantes.

Imagem: Freepik.

A pesquisa registrou que, no processo de aprendizagem de uma língua adicional, os estudantes não consideram o desenvolvimento da habilidade escrita como fator fundamental, ponderando a prática oral como mais útil e relevante. Os resultados também demonstraram que a ação de escrever em outro idioma pode desencadear emoções negativas, como ansiedade e insegurança, fator que diminui a frequência do exercício de escrita. 

O caráter exploratório da pesquisa revelou que as ferramentas digitais, como Grammarly e Google Tradutor, são importantes auxiliares ao escrever em uma língua diferente, pois apontam erros e sugerem correções, fornecendo confiança aos aprendizes.

Quanto às conferências on-line entre os pares, os resultados da pesquisa apontaram que os encontros foram mais proveitosos para a dupla, que utilizou plenamente os recursos disponíveis na plataforma de conversação. No campo da multimodalidade, a utilização das câmeras, do compartilhamento de tela e da caixa de bate-papo permitiram uma aproximação entre os participantes e um melhor aproveitamento do tempo. Apesar do foco nas reuniões síncronas, o estudo identificou o WhatsApp como ferramenta recorrente na comunicação entre os integrantes, funcionando como um espaço prático e informal para o envio de sugestões, troca de áudios e encaminhamento de capturas de tela, facilitando o processo do feedback.

Assim, o estudo tem relevância acadêmica por analisar aspectos do cenário digital no processo de ensino-aprendizagem, tópicos essenciais no mundo contemporâneo, visto que as formas de comunicação extrapolam o espaço físico e são realizadas também no mundo virtual. Para a área de Letras, a pesquisa mostra-se importante, uma vez que expõe as dificuldades encontradas pelos estudantes no desenvolvimento da escrita na língua adicional, apontando os desafios emocionais e a importância dos serviços digitais enquanto facilitadores. 

O estudo propõe a possibilidade de futuras pesquisas, com caráter mais específico, focando a diferença no desempenho e na comunicação entre os alunos que utilizaram ou não o WhatsApp, além de analisar profundamente o aspecto multimodal fornecido pelo aplicativo.

Referências

XHAFAJ, D.C.P. and ZACCARON, R. Online peer conferences: a window of opportunities for feedback on writing. Texto Livre [online]. 2023, vol. 17, e46202 [viewed 12 March 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46202. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/Qp4PPWbFZf38g3TwqkMzqSs/ 

LEE, I. and YU, S. Peer feedback in second language writing. Cambridge University Press [online]. 2016, vol. 49, pp. 461–493 [viewed 12 March 2024]. https://doi.org/10.1017/S0261444816000161. Available from: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/abs/peer-feedback-in-second-language-writing-20052014/A5860F94D18F5E616E4B1CF8CF5557B1  

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Ana Vitória de Brito Souza – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2601378384008460

Donesca Cristina Puntel Xhafaj – Lattes: http://lattes.cnpq.br/3276257731017544

Júlia Gonçalves Lima – Lattes: https://lattes.cnpq.br/7000570443653822

Rafael Zaccaron – Lattes: http://lattes.cnpq.br/7327233099656367

Samantha Amorim Cota – Lattes: https://lattes.cnpq.br/2040905708046041

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Facebook: https://www.facebook.com/ufmgbr

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

COTA, S.A., LIMA, J.G. and SOUZA, A.V.B. Como o diálogo entre estudantes pode facilitar o processo de escrita em inglês? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/03/12/como-o-dialogo-entre-estudantes-pode-facilitar-o-processo-de-escrita-em-ingles/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation