Fellipe Silva Martins, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil
Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil
Após o fortalecimento da prática do home office em razão da pandemia de Covid-19, ganha espaço hoje o debate entre a manutenção da possibilidade de trabalhar de forma remota ou híbrida – intercalando dias de trabalho presencial com a possibilidade de trabalhar de casa – com a volta à jornada de trabalho 100%.
O período de trabalho remoto mostrou que é possível realizar as atividades que antes eram feitas apenas presencialmente, permitindo maior flexibilidade aos funcionários, bem como reduzindo o tempo gasto com deslocamentos até o local de trabalho. Por outro lado, há empregadores que defendem a volta definitiva ao trabalho presencial argumentando sobre a importância da interação direta entre os funcionários, bem como da manutenção da cultura organizacional.
Nesse sentido, uma das questões que chama a atenção é que o ambiente de trabalho dentro da residência de cada pessoa exige adaptações e equilíbrio frente à dinâmica familiar. Em sua edição 25.5 a Revista de Administração Mackenzie – RAM publicou o estudo Managers in remote work and their job crafting strategies in the COVID-19 pandemic que avalia como um grupo de gestores que trabalha em empresas internacionais que possuem filiais no Brasil conseguiu equilibrar as atividades profissionais com a saúde mental e o bem-estar pessoal.
O artigo de Meira e Messias trabalhou com o conceito de redesenho do trabalho, conforme discutido por Devotto, Freitas & Wechsler (2020) e Wrzesniewski & Dutton (2001), que consiste em ações dos indivíduos cujo objetivo é alterar aspectos do trabalho.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa fenomenológica, com uma amostra de 10 gestores, 5 homens e 5 mulheres, brasileiros, com idade média de 41 anos, que atuam em empresas no âmbito da gestão, e que permaneceram ao menos 6 meses trabalhando compulsoriamente de forma remota durante a pandemia. Todos os gestores eram residentes no Estado de São Paulo, e já estavam familiarizados com o trabalho virtual em algum grau antes da pandemia.
Os resultados indicaram que as organizações que incentivam práticas de redesenho do trabalho, de maneira a fornecer suporte ao trabalho mais flexível beneficiam tanto o próprio negócio como o bem-estar dos funcionários. Foi possível identificar que a autonomia existente na função de gestão exercida foi determinante para o redesenho do trabalho. Ainda assim, houve necessidade de aprendizado para manter o trabalho apenas de forma remota, de forma a impulsionar novas formas de interação com a equipe de trabalho.
O estudo proporciona a reflexão acerca da importância do cultivo de um ambiente que possibilite o redesenho do trabalho, fomentando as relações de confiança no trabalho, enquanto estimula a autonomia e fornece suporte aos profissionais.
Para ler o artigo, acesse
MEIRA, K.B. and MESSIAS, J.C.C. Managers in remote work and their job crafting strategies in the COVID-19 pandemic. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2024, vol. 25, no. 5, pp. 1–24 [viewed 16 January 2025]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG240037. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/rDHGtKSBDvyftYMGrk63Nwy
Referências
DEVOTTO, R.P., FREITAS, C.P.P. and WECHSLER, S.M. O papel do redesenho do trabalho na promoção do flow e do bem-estar. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2020, vol. 21, no. 1, pp. 1–25 [viewed 16 January 2025]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMD200113. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/9RRSWfqSMvnsB477RNS3Z6D
WRZESNIEWSKI, A. and DUTTON, J.E. Crafting a Job: Revisioning Employees as Active Crafters of Their Work. Academy of Management Review [online]. 2001, vol. 26, no. 2, pp. 179–201 [viewed 16 January 2025]. https://doi.org/10.5465/amr.2001.4378011. Available from: https://www.jstor.org/stable/259118
Links externos
RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM
RAM. Revista de Administração Mackenzie – site
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários