Wanderson Ferreira Alves, Professor da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia, Goiás, Brasil.
O que diferencia o trabalho docente das demais formas laborais? Ao fim das contas, o que o trabalho docente produz? Essas indagações estão no centro de um estudo publicado recentemente pela Educação em Revista, cujo propósito é retomar o debate sobre a especificidade e a natureza do trabalho docente, analisando suas aquisições, impasses e limites.
Com autoria de Wanderson Ferreira Alves, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), o artigo Retorno sobre o tema da natureza e especificidade do trabalho docente constitui uma investigação teórica que retoma a literatura de base sobre o tema do trabalho docente, notadamente, publicações de Luiz Pereira e Aparecida Joly Gouveia a partir do final dos anos 1950. Longa discussão, na qual vão se agregar diversos outros autores nas décadas seguintes, alguns de matrizes teóricas bastante distintas. O leitor e a leitura vão encontrar no artigo uma boa síntese de todo esse debate, mas também uma análise sobre a consistência dessas proposições.
O artigo evidencia alguns dos limites dos estudos pioneiros no âmbito do trabalho docente, assim como a força de muitas de suas constatações, algumas delas com pertinência ainda nos dias de hoje. Alguém poderia dizer que a dificuldade em recrutar professores, registrada por Joly Gouveia, é algo anacrônico?
Além disso, o artigo explora o desenvolvimento da perspectiva marxista nesse domínio, importante sobre vários aspectos, e como se constituiu uma perspectiva mais interessada na especificidade do fazer docente, relacionada às investigações dos canadenses Maurice Tardif e Claude Lessard. Em todos esses casos, as proposições são apresentadas, discutidas e destacadas quanto aos limites que apresentam.
O artigo termina com uma constatação e um convite. A constatação é que, de fato, hoje temos um conhecimento mais amplo e aprofundado sobre os docentes e seu trabalho do que antes. O convite diz respeito a efetuarmos um caminho inverso e complementar: pensar o trabalho docente em sua especificidade e em sua generalidade, isto é, em seus pontos comuns com as com as demais formas laborais.
Para ler o artigo, acesse
ALVES, W.F. Retorno sobre o tema da natureza e especificidade do trabalho docente. Educação em Revista [online]. 2024, vol. 40, e45870 [viewed 04 April 2024]. https://doi.org/10.1590/0102-469845870. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/LxMn53zZfYwjrkTbnJNgxYr/
Links externos
Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/
Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Instagram: https://www.instagram.com/ppge_ufg/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários