O que o trabalho docente produz?

Wanderson Ferreira Alves, Professor da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia, Goiás, Brasil. 

Logo do periódico Educação em Revista.

O que diferencia o trabalho docente das demais formas laborais? Ao fim das contas, o que o trabalho docente produz? Essas indagações estão no centro de um estudo publicado recentemente pela Educação em Revista, cujo propósito é retomar o debate sobre a especificidade e a natureza do trabalho docente, analisando suas aquisições, impasses e limites. 

Com autoria de Wanderson Ferreira Alves, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), o artigo Retorno sobre o tema da natureza e especificidade do trabalho docente constitui uma investigação teórica que retoma a literatura de base sobre o tema do trabalho docente, notadamente, publicações de Luiz Pereira e Aparecida Joly Gouveia a partir do final dos anos 1950. Longa discussão, na qual vão se agregar diversos outros autores nas décadas seguintes, alguns de matrizes teóricas bastante distintas. O leitor e a leitura vão encontrar no artigo uma boa síntese de todo esse debate, mas também uma análise sobre a consistência dessas proposições. 

Pessoas segurando grandes placas que simulam capas de livros. As duas placas em maior evidência na fotografia fazem referência às obras "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez, e “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire.

Imagem: Wanderson Ferreira Alves.

O artigo evidencia alguns dos limites dos estudos pioneiros no âmbito do trabalho docente, assim como a força de muitas de suas constatações, algumas delas com pertinência ainda nos dias de hoje. Alguém poderia dizer que a dificuldade em recrutar professores, registrada por Joly Gouveia, é algo anacrônico? 

Além disso, o artigo explora o desenvolvimento da perspectiva marxista nesse domínio, importante sobre vários aspectos, e como se constituiu uma perspectiva mais interessada na especificidade do fazer docente, relacionada às investigações dos canadenses Maurice Tardif e Claude Lessard. Em todos esses casos, as proposições são apresentadas, discutidas e destacadas quanto aos limites que apresentam. 

O artigo termina com uma constatação e um convite. A constatação é que, de fato, hoje temos um conhecimento mais amplo e aprofundado sobre os docentes e seu trabalho do que antes. O convite diz respeito a efetuarmos um caminho inverso e complementar: pensar o trabalho docente em sua especificidade e em sua generalidade, isto é, em seus pontos comuns com as com as demais formas laborais.  

Para ler o artigo, acesse

ALVES, W.F. Retorno sobre o tema da natureza e especificidade do trabalho docente. Educação em Revista [online]. 2024, vol. 40, e45870 [viewed 04 April 2024]. https://doi.org/10.1590/0102-469845870. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/LxMn53zZfYwjrkTbnJNgxYr/  

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Instagram: https://www.instagram.com/ppge_ufg/ 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, W.F. O que o trabalho docente produz? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/04/04/o-que-o-trabalho-docente-produz/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation