Deficiências e Educação Física no Contexto Escolar: uma visitação à literatura e um diálogo político e social

Rodrigo Ribeiro Nascimento, professor de Educação Física na Educação Básica, mestrando em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Corpo, Culturas e Diferenças, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Beatriz Gomes de Souza, professora de Educação Física na Educação Básica, mestranda em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora e membra do Grupo de Estudos e Pesquisas Corpo, Culturas e Diferenças, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Neil Franco, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Corpo, Culturas e Diferenças, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Logo do periódico Educação & RealidadePublicado pela revista Educação e Realidade (vol. 47), o artigo Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco aborda a produção de conhecimento na área da Educação Física sobre as deficiências, desde o ano de 1979 até 2019. O estudo foi realizado por Rodrigo Nascimento, Beatriz de Souza e Neil Franco, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Corpo, Culturas e Diferenças (GPCD). A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, de abordagem quanti-qualitativa, realizada em 14 periódicos de relevância para a Educação Física, lançando o olhar sobre as diferentes regiões geográficas do Brasil.

Estabelecemos correlação entre fontes bibliográficas e documentos oficiais da Educação, ressaltando marcos políticos e investidas sociais. Ainda que seja um desafio, o texto apresenta compreensões e discursos que devem ser superados educacionalmente – aqueles que dizem sobre a aptidão física e a prontidão esportiva -, bem como aqueles que devem ser fomentados e potencializados: justiça social e inclusão.

Ao todo, foram encontradas 325 publicações, das quais 113 enfocam o contexto escolar. Produzimos o artigo entre os anos de 2017 e 2022, em um período de recorrentes ataques à educação pública e ao seu caráter inclusivo, por parte de setores políticos conservadores que recorrentemente manifestam discursos de ódio e antidemocráticos. Tendo em vista a necessidade de que a Educação Física apoiasse movimentações sociais e educacionais não restritas à aptidão física, estética e esportiva, por compreensões inclusivas e de valorização aos diferentes corpos e sujeitos, sustentamos nossas argumentações teóricas no desenvolvimento do texto.

Foto em preto e branco borrada, formato retangular e na vertical. Uma quadra de escola, quatro crianças em pé no fundo. No chão, bambolês dispostos um na frente do outro fazendo uma linha.

Imagem: Acervo pessoal / Beatriz Gomes, 2022.

No contexto mais amplo, a investigação levanta indícios de que, desde meados dos anos de 1990, as pesquisas sobre as deficiências e suas interfaces com a Educação Física estão em constante crescimento; o que não isenta a importância de mais investimentos científicos envolvendo a temática, sobretudo em relação à surdez, a Deficiência Física e Visual.

Da mesma forma, evidencia-se a incipiência de estudos na área advindos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A partir de tal dado, também escrevemos o capítulo “Pesquisa em Educação Física Escolar e Deficiência: Cenário Bibliográfico nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil” publicado no livro “Formação de Professoras Rurais, História da Educação e contextos de Pesquisa nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina”.

Sobre deficiências e a inclusão escolar, os desafios e as lutas são inúmeras, é necessário  fazer com que a prática escolar seja inclusiva, que os discentes tenham acesso à educação de qualidade. Sobretudo, precisamos escutar o discurso e os saberes das pessoas com deficiência, afinal, uma educação que busque ser democrática deve ser construída por meio do diálogo e do compartilhamento de experiências.

Referências

CANDAU, V.M.F Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras [online]. 2011, vol. 11, no. 02, pp. 240-255 [viewed 2 November 2022]. Available from: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf.

CHICON, J.F. Inclusão e Exclusão no Contexto da Educação Física Escolar. Movimento [online]. 2008, vol. 14, no. 01, pp. 13-38 [viewed 2 November 2022]. Available from: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/3760/2123.

COPPETE, M.C., FLEURI, R.M. and STOLTZ, T. A educação intercultural frente ao princípio constitucional da não discriminação: uma questão de direitos humanos. Visão Global [online].  2012, vol. 15, no. 1-2, pp. 281-30 [viewed 2 November 2022]. Available from: https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3426

CRESCENCIO, F.A and NASCIMENTO, R.R. Educação Física e deficiências nos periódicos brasileiros (1979 a 2017): um olhar sobre o contexto não escolar. Juiz de Fora: Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.

NASCIMENTO, R.R., DE SOUZA, B.G and FRANCO, N. Pesquisa em Educação Física Escolar e Deficiência: Cenário Bibliográfico nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. In: FERREIRA, N.V.C., BARROS, J.A. and SOUZA, C.O. (ed.) Formação de Professoras Rurais, História da Educação e contextos de Pesquisa nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina. Cáceres: UNEMAT, 2022 [viewed 2 November 2022]. Available from:  http://portal.unemat.br/?pg=site&i=editora&m=cadastros-de-obras&c=forma-o-de-professoras-rurais-hist-ria-da-educa-o-e-contextos-de-pesquisa-nas-regi-es-centro-oeste-e-norte-do-brasil-e-na-am-rica-latina

Para ler o artigo, acesse

NASCIMENTO, R.R., SOUZA, B.G. and FRANCO, N. Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco. Educ. Real. [online]. 2022, vol. 47, e115947 [viewed 2 November 2022]. https://doi.org/10.1590/2175-6236115947vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/edreal/a/JhJHWvFB3cVwVfRZWRN7FKd/

Links externos

Universidade Federal de Juiz de Fora: Site | Facebook | Instagram

Revista Educação e Realidade: Site | Facebook | Instagram

Educação & Realidade – EDREAL: https://www.scielo.br/j/edreal/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

NASCIMENTO, R.R., SOUZA, B.G. and FRANCO, N. Deficiências e Educação Física no Contexto Escolar: uma visitação à literatura e um diálogo político e social [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/11/02/deficiencias-e-educacao-fisica-no-contexto-escolar-uma-visitacao-a-literatura-e-um-dialogo-politico-e-social/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation